Comunistas franceses saúdam Cuba por combate ao ebola

O envio de médicos para a África para combater o ebola é uma decisão que honra Cuba e mostra uma vez mais seu espírito de solidariedade internacional, afirmou nessa segunda-feira (15) o secretário nacional do Partido Comunista Francês, Pierre Laurent.

Pierre Laurent

Em outubro próximo chegará a Serra Leoa uma brigada de 165 colaboradores cubanos, deles 62 médicos e 103 enfermeiros, com mais de 15 anos de experiência profissional para atender aos afetados pela febre hemorrágica.

"Nós estamos admirados com a capacidade de Cuba de responder sempre presente para ajudar aos povos do mundo, sobretudo em matéria de saúde", disse Laurent.

Em declarações à agência cubana de notícias Prensa Latina o dirigente do Partido Comunista Francês (PCF) informou que sua organização está mais que nunca comprometida na campanha pelo levantamento do bloqueio estadunidense contra Cuba e pela libertação dos antiterroristas presos injustamente nos Estados Unidos.

"O bloqueio não tem nenhuma razão de perdurar, porque é totalmente ilegítimo e contrário ao direito internacional", expressou.

Laurent recusou também as injustas condenações impostas contra os antiterroristas cubanos René González, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando González e Gerardo Hernández.

Os Cinco, como se lhes conhece internacionalmente, foram presos em 1998 nos Estados Unidos e submetidos a severas penas por alertar a seu país dos atos terroristas da máfia anti-cubana de Miami.

Tanto René como Fernando já retornaram a sua pátria após cumprir de maneira íntegra sua condenação, mas Ramón, Antonio e Gerardo ainda permanecem em prisão.

O secretário nacional do PCF recebeu René em Paris, quem participou em numerosos atos durante a festa do diário L'Humanité.

Fonte: Prensa Latina