Secopa-BA afirma que matéria da Rede Globo distorceu informações

A Secretaria Estadual de Assuntos da Copa (Secopa-BA) emitiu uma nota em resposta a uma matéria exibida pelo programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, na última quarta-feira (10/9), sobre a manutenção das secretarias especiais após o mundial de futebol. A Secopa condenou a abordagem feita pelo telejornal, que teria distorcido e omitido informações importantes.

A secretaria defendeu que era preciso informar que o funcionamento até 31 de dezembro de 2014 foi determinado pela Lei 12.212/11 (Art. 66), aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e em vigor desde maio de 2011. “Antes de ser extinta, a Secretaria precisa também finalizar os projetos iniciados e acompanhar, como previsto em lei, os contratos em vigor”, diz a nota.

Um dos projetos citados foi a conclusão da segunda etapa de reforma e ampliação do Estádio Municipal de Porto Seguro, que, como previsto, segue até o final deste semestre. “Além deste, a Secopa também atua em outros projetos, como o Gol Verde, que demanda o plantio das 35mil mudas correspondentes ao programa, até o final do ano”.

Concluídos os projetos, a secretaria precisará, ainda, desmontar as estruturas, inventariar e transferir patrimônio físico para o estado, ainda segundo a nota. O processo de desligamento dos profissionais – são 46, ao todo – já foi iniciado, “de maneira respeitosa e responsável, à medida que os mesmos estão cumprindo suas funções”.

Na nota, a Secopa também considerou distorcida a entrevista do secretário Ney Campello, que foi ao ar. “A maneira como a declaração do secretário foi utilizada também é lamentável, na opinião da Secopa. De maneira isolada, sua declaração foi apresentada como uma frase fora de um contexto”.

A secretaria também condenou a utilização das imagens dos profissionais que trabalham na pasta, o que teria gerado uma exposição que não condiz com o combinado. “[Os profissionais] autorizaram o uso de suas imagens numa situação corriqueira, exercendo suas funções, mas depararam-se com uma abordagem distorcida, expondo suas carreiras e seus familiares”, finaliza o comunicado.

De Salvador,
Erikson Walla