Reitor da Ufba é empossado com grande participação popular

O novo reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles, foi empossado na tarde da última segunda-feira (08), no Palácio da Reitoria, Canela, em Salvador, para o quadriênio 2014-2018. A solenidade, marcada pela grande participação da comunidade acadêmica, contou com a presença de ex-reitores, políticos e estudiosos.

Reitor da Ufba - Ana Emília Ribeiro

A cerimônia teve início com a entrada solene do reitor João Carlos Salles e de ex-reitores da Ufba, com o canto do Madrigal da universidade. Na sequência, houve a apresentação do Grupo Ilê Fun-Fun da Casa Branca, que realizou saudação inicial e de boas-vindas.

Após a composição da mesa, a ex-reitora Dora Leal Rosa realizou a transmissão da borla reitoral e falou sobre sua gestão a frente da universidade nos últimos quatro anos. Ela saudou os presentes e as entidades representativas dos técnico-administrativos e dos docentes, além de salientar o importante trabalho realizado por outros reitores.

Bastante aplaudido, o reitor João Carlos Salles rememorou alguns fatos desde o lançamento de sua candidatura, que foi construída de forma ampla e coletiva. “A Ufba não pode ser apenas uma instituição de ensino, precisamos ir além disso. Convidamos a todos que queiram construir coletivamente o futuro dessa universidade”, declarou.

Entre os desafios da nova gestão, Salles pontuou o fortalecimento da licenciatura, consolidação dos grupos de pesquisa, andamento das obras de construção, ampliação e reforma para garantir a qualidade do ensino, entre outros pontos. Com um discurso bastante vibrante, o novo reitor afirmou que "é um pensamento reacionário achar que excelência e requinte são prerrogativas apenas das elites".

João Carlos Salles saudou a todos que participaram da construção da sua candidatura, inclusive agradeceu o apoio do novo vice-reitor, Paulo Miguez. Após o encerramento da solenidade, os presentes puderam cumprimentar o novo reitor.

Pró-reitores do PCdoB

Com o início da nova gestão da Ufba, dois quadros do PCdoB assumem pró-reitorias na universidade: o professor Olival Freire, integrante do Comitê Central, agora responde pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação e pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação; e a técnica-administrativa Cássia Virgínia Maciel, integrante da Direção Estadual do partido na Bahia, assume a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil. Essa é a primeira vez na história da universidade que um técnico assume a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas.

Estiveram presentes no evento, a deputada federal Alice Portugal, a vereadora de Salvador, Aladilce Souza, o deputado estadual Álvaro Gomes, a secretária Estadual de Mídia do PCdoB, Julieta Palmeira, a presidente do PCdoB Salvador, Olívia Santana, integrantes da Assufba Sindicato, UJS, UBM e Unegro, entre outros.

João Carlos Salles

Doutor em Filosofia pela Unicamp, João Carlos Salles é professor do Departamento de Filosofia e já exerceu o cargo de diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Ffch) da UFBA. Ele ingressou na universidade em 1979, como estudante, tornando-se professor da instituição posteriormente.

Com atuação destacada na área filosófica, foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anopof) por dois mandatos, sendo o atual presidente da Sociedade Interamericana de Filosofia. Salles foi chefe de Departamento de Filosofia, coordenador do Colegiado do Programa de Filosofia e de Pesquisa da Ufba.

Paulo Miguez

Paulo Miguez é professor Adjunto III do Ihac – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. Graduado e pós-graduado pela UFBA, é doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea (Facom), mestre em Administração e bacharel em Economia. Em 2009, com a criação do IHAC, passou a integrar o corpo docente da Ufba.

Atuou como consultor do Ministério da Cultura na estruturação do Observatório Brasileiro de Economia Criativa e da Rede de Observatórios Estaduais de Economia Criativa e, atualmente, participa, junto ao IBGE, do Grupo Executivo encarregado da elaboração da conta-satélite da cultura do Brasil e coordena a segunda edição do Curso de Formação de Gestores Culturais do Nordeste.

Por Ana Emília Ribeiro, para o Portal Vermelho