Sem categoria

Renato: Temos que mostrar ao povo que está em jogo o futuro do Brasil

Em seu programa “Palavra do Presidente” que foi ao ar nesta quarta-feira (10), o dirigente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, explicou o real interesse do plano de governo de Marina Silva, na área econômica, em contraste com o de Dilma Rousseff. Além disso, Renato conclamou as forças de esquerda para uma grande mobilização no próximo sábado (13) em torno da campanha para reeleição da presidenta Dilma. 

Eliz Brandão para a Rádio Vermelho

renato rabelo radio - Clécio de Almeida

Renato explicou a importância de conhecer quais os interesses e para quem o governante vai defender. “Sempre se governa defendendo interesses, no caso da Marina, ela se comprometeu com exigências dos banqueiros, com o sistema financeiro.”

A autonomia do Banco Central que Marina propõe não é apenas uma autonomia do processo operacional, mas ela defende, em seu programa, o Banco Central independente institucionalizado, baseado numa lei que defina que ele é uma instituição à parte do governo. Com essa proposta, Marina coloca o poder na mão dos bancos. “Esse é um pacto que ela fez e disso ela não vai voltar atrás”, afirma Renato.

Renato explicou ainda que é essencial que não se deixe na mão dos bancos a condução da macroeconomia, que é um grande risco para o povo. Por isso, a necessidade de saber qual é o interesse predominante da proposta de Marina. Ela defende os banqueiros. Em contrataste com isso, a presidenta diz claramente que o compromisso do seu governo é com a inclusão, o emprego, o salário valorizado e o desenvolvimento, ou seja, do lado do trabalhador.

“Marina diz que vai governar com os melhores, não com os partidos, mas quando chega no terreno dos grandes interesses que a economia exige, ela é ostensiva em fazer um acordo com os grandes banqueiros. Isso mostra como Marina é contraditória. A ‘nova política’ dela é para esconder na realidade os grandes interesses com que está comprometida, que são os interesses dos setores poderosos da economia do país.”

Comunistas

“O PCdoB não se confunde com isso. Nós não vamos apoiar um governante, se não ficar claro pra nós quais são os verdadeiros interesses que aquele governante vai defender. E isso é fundamental para os comunistas e para as forças progressistas. O povo não pode votar numa pessoa que aparentemente diz que governa com os melhores, mas que esconde os interesses que realmente está defendendo.”

O presidente do PCdoB comenta ainda o cenário político eleitoral diante das últimas pesquisas de opinião. “O resultado das recentes pesquisas mostra que pouco a pouco, num esforço de esclarecer o povo e a opinião pública sobre quais são os verdadeiros interesses de Marina – e cada dia isso vem sendo revelado –, nós saímos das aparências e vamos aos fatos.”

Renato comentou ainda como um presidente da República, sujeito a grandes pressões de dentro e fora do país, vai governar sem ter firmeza e propostas consistentes. “E ela [Marina] não tem propostas bem definidas, explícitas e a cada dia isso vai ficar mais nítido para o povo. Ela não tem possibilidade de chegar à Presidência da República. Como se pode confiar numa pessoa que não tem base política para governar?” questionou.

O dirigente comunista relembrou ainda que até o partido que Marina tentou formar e não conseguiu tem posições políticas diversas. “É uma farsa dizer que você vai fazer governo escolhendo os melhores, isso esconde o real, com que política? Com que projeto? Com que propostas?”

Mobilização

Levantando as conquistas e avanços que o povo alcançou com o governo Dilma, Renato reafirmou a importância dos militantes dos partidos de esquerda e os movimentos sociais se mobilizarem para no sábado (13), ocupar às ruas com a chamada ‘onda vermelha’.

“Para nós é importante essa demonstração da união das forças que querem as mudanças no Brasil e em torno da presidenta Dilma, que vem demostrando ser uma pessoa honesta, coerente e de posições firmes. E isso é fundamental para um presidente da República.”

“Estamos diante de um momento muito importante para o futuro do Brasil, por isso vamos às ruas, mostrar para o povo que está em jogo o futuro do Brasil.”

Ouça a íntegra do áudio na Rádio Vermelho: