Movimentos denunciam ameaças contra os defensores da paz na Colômbia

As ameaças contra 91 defensores da paz e dos direitos humanos na Colômbia foram denunciadas nesta terça-feira (9), pelo Movimento Nacional de Vítimas de Crimes do Estado (Movice), que exigiu ao Governo tomar medidas imediatas.

Movice - Prensa Latina

Segundo uma nota oficial emitida pela organização, as intimidações foram dirigidas a um e-mail do Movice e a vários ativistas dos direitos humanos sem nenhuma assinatura.

O texto tinha como “assunto” a frase “Urgente, sapos”, termo utilizado para amedrontar os ativistas. Anexo ao documento havia um arquivo cujo título era “Lista negra”, com os nomes das 91 pessoas ameaçadas e de seus familiares, assim como membros do Movice, a quem advertem que “serão caçados” para não seguirem com “essa história de paz”.

A mensagem transmitia ainda uma ameaça de morte explícita ao identificar os ativistas com objetivo militar. A lista também inclui os integrantes do primeiro grupo de vítimas que viajou, na semana passada, a Havana, para incorporar a mesa de Diálogos de Paz entre o governo e a guerrilha das Farc-EP (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo).

O Movice pediu ao Ministério Público para iniciar uma investigação destes fatos e exigiu ao governo tomar medidas necessárias para garantir o exercício legítimo de defesa dos direitos humanos e os direitos das vítimas.

Fonte: Prensa Latina