Comissão irá proteger e promover obra de Aleijadinho

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) fará um levantamento de todas as obras em museus de Antônio Francisco Lisboa – mais conhecido como Aleijadinho –, um dos maiores escultores e arquitetos da época colonial brasileira. A decisão foi tomada pela Comissão Especial de Assessoramento sobre a obra do artista, criada e instalada oficialmente em agosto, e é a primeira de uma série de iniciativas para proteger e promover a obra de Aleijadinho.

Ibram criou comissão para proteger e promover a obra de Aleijadinho, um dos mais importantes escultores e arquitetos do Brasil colonial. (Aleijadinho [Public domain], via Wikimedia Commons)

"Já determinei ao nosso Departamento de Processos Museais que promova o levantamento de todas as obras musealizadas de Antônio Francisco Lisboa, que se encontram em museus de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo", explicou o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo.

A Comissão se reuniu pela primeira vez no mês passado, em Belo Horizonte (MG). Durante o encontro, foram traçadas as linhas gerais de atuação da comissão, que terá como atribuição subsidiar as instituições federais sobre medidas a serem adotadas para consolidar e promover o conhecimento e a proteção da obra de Aleijadinho.

O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, e especialistas designados para compor a comissão participaram do evento.

Os resultados esperados do trabalho da comissão incluem a atualização e consolidação da biografia e das fontes documentais existentes sobre Aleijadinho; a proposição de metodologia para a produção de catálogo geral da obra arquitetônica, monumental e escultórica do artista; e orientações sobre o alcance jurídico dos estudos e das medidas sugeridas.

As atividades da comissão serão monitoradas pelo Departamento de Processos Museais do Ibram e pelo Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan. Os resultados serão reportados ao Conselho Consultivo do Iphan e ao Conselho do Patrimônio Museológico do Ibram.

Composto por três profissionais de notório reconhecimento na temática que será objeto de trabalho da comissão e tendo a historiadora da arte Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira como consultora ad hoc, o grupo poderá solicitar o apoio de especialistas para o atendimento de seus objetivos.

Fonte: Portal MinC