Convênio com a China garante a entrega de 760 casas na Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, entregou nesta sexta-feira (5), 760 casas na Cidade de Tiuna, Caracas. As habitações foram construídas por meio de convênio com o governo chinês.

Nicolás Maduro Casas - Agência Bolivariana de Notícias

“Estamos no epicentro de um dos sonhos do comandante Hugo Chávez, em que centenas de famílias venezuelanas começam desde a provar da maravilha, da força e do amor neste espaço sonhado por nosso líder revolucionário”, disse Maduro durante cerimônia de entrega.

O presidente destacou que “construir o socialismo no território é desenvolver o país, sua infraestrutura e organização para edificar o modo de vida, onde devem unir todos os esforços para consolidar o processo revolucionário da nação bolivariana”.

Maduro conclamou o povo venezuelano a construir a vida em comunidade. “O modelo de vida socialista é infinitamente mais humano e superior aos que tem conhecido na terra nos últimos 500 anos”.

Ele também destacou o trabalho do ex-chanceler Elías Jaua “que é um estudioso do tema do socialismo e contribuiu com grandes idéias no debate do sistema de formação do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), que agrupa mais de sete milhões de militantes”.

Socialismo tangível

Maduro destacou que o Socialismo Territorial é tangível ao concretizar novas obras de infraestrutura e melhoramento das existentes, referindo aos mais de US$ 14 milhões investidos para a reabilitação do sistema de iluminação dos 2.342 quilômetros de vias públicas de país. No mesmo dia, Maduro inaugurou a unidade nº 2 da Central hidroelétrica Fabricio Ojeda, que fará parte dos projetos de geração de energia que abastecerão em sua totalidade toda a demanda de energia da região ocidental da Venezuela.

Ele ressaltou que a construção do socialismo é sentida a cada dia nas comunidades, que contam com acesso a água potável, serviço elétrico, sistema de transporte público, na educação de qualidade para os jovens, assim como no acesso gratuito a saúde, entre outros benefícios alcançados pelo povo venezuelano nos 15 anos de Revolução Bolivariana.

O presidente enfatizou que a nova entrega é a quarta fase das cinco anunciadas pelo governo como parte do plano de desenvolvimento integral da nação, que incluem a área econômica-produtiva, conhecimento, ciência, cultura e tecnologia, aprofundamento das missões socialistas e a revolução política do Estado.

Assinalou que para o desenvolvimento da revolução socialista no território é preciso resgatar os ideais do comandante Hugo Chávez da “importância do desenvolvimento da infraestrutura para um novo modo de vida socialista, ao qual não se pode desviar desse conceito original plantado pelo eterno comandante”.

Fonte: Agência Bolivariana de Notícias