“Pela nossa Constituição todos nós temos direitos". Diz Ana Martins

A candidata a deputada estadual Ana Martins fez visita nesse último domingo (31) na Associação de Moradores, Colaboradores e Amigos de Ponte Rasa (AMCAPRA), para reforçar a bandeira por direito à moradia, uma luta que empenha a mais de trinta anos, junto com a associação, cujo processo de fundação fez parte, em 1976. Lá, discutiram sobre a regularização de áreas ocupadas e processos em andamentos no programa Minha Casa Minha Vida.

A reunião visava discutir a regularização de áreas ocupadas, que no plano diretor – planejamento municipal de implantação para política de desenvolvimento urbano – se transformam em áreas de interesse social para moradia, baseada na Lei do Estatuto da Cidade (lei que regula o uso da propriedade urbana em benefício da comunidade); e pessoas que aguardam o andamento do programa do Governo Federal Minha Casa minha Vida, inscritas através da associação AMCAPRA, que promove reuniões semanais.

Compareceram na associação mais de 190 pessoas, moradores dos mais de quinze bairros pertencentes a Zona Leste, que enfrentam problemas com moradia.

Ana Martins, que mora na região há mais de 40 anos, chegou a passar por situações de enfrentamento com a polícia militar para defender os moradores do Jardim Keralux de São Paulo, em 1996, vítimas de especulação imobiliária por supostos proprietários do terreno que, aproveitando-se do desejo que muitos tinham de sair do aluguel, o lotearam clandestinamente, instalando escritórios de vendas no centro da cidade e imobiliárias, montadas no próprio bairro.

No documentário Keralux (2011), realizado por Corja Filmes, produzido por Júlia Trommer, conta a história do bairro através do depoimento do povo. “[…] o Keralux são 15 anos de construção constante”, diz um dos primeiros moradores que, motivado com aquisição do lote, influenciou outros moradores a fazerem uma praça.

Entretanto, o verdadeiro proprietário entrou com o pedido de reintegração de posse, que ocasionaria uma ação despejo, mas Ana Martins, junto aos moradores organizados, conseguiu impedir.

Ana compreendeu, a partir de intervenções diretas na comunidade, organizando os movimentos de moradia, que o povo conquista direitos pela luta constante. “Pela nossa Constituição todos nós temos direitos, mas não é verdade que os direitos chegam nos mais pobres”, fala da candidata em trecho do documentário.

Trajetória

Ana Martins participou do Movimento Contra Carestia e em manifestações pela Anistia e pelas Diretas. Como vereadora de São Paulo, por dez anos e deputada estadual por um mandato, foi uma das que protagonizou a reorganização da Associação de Moradores, Colaboradores e Amigos de Ponte Rasa (AMCAPRA) em 1976, sendo a primeira presidente. Hoje é vice-presidente licenciada.

A candidata é reconhecida pela luta contra o machismo e as consequências advindas dele. Militante feminista é uma das diretoras, licenciada, da UBM- União Brasileira de Mulheres, que busca junto à entidade agir a favor da autonomia da mulher, no combata à violência de gênero. Que apoia e luta pela mulher que deseja trabalhar e ter um salário justo, pela sua participação no meio político, afim de que busquem a ampliação dos seus direitos como cidadãs.

Responsável pela instalação do Campus da USP-Leste e a Unifespe- Leste, universidade que será implantada na Avenida Jacu- Pêssego.
Melhorias

A candidata a deputada estadual trabalhou pela melhoria da educação, que como relata, liderou ações com o objetivo de impedir as privatizações de creches de São Paulo, por isso tem como proposta a construção de mais creches; o fim da aprovação automática, para que alunos tenham aprendizagem real e para que haja mais vagas nas universidades públicas da Zona Leste.

Tem ações concretas nos movimentos de moradia que “considera uma injustiça social, arrancar pessoas que construíram suas casas de alvenaria”.

Apoia a emancipação da mulher. E como feminista, pretende criar uma secretaria estadual de mulheres, para elaboração de políticas públicas com esse segmento.

Agenda

Nó próximo sábado, dia 6 de setembro, às 9h, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, participará de um encontro de mulheres, que acontecerá na Quadra dos Bancários, localizado na rua Tabatinguera – centro de São Paulo, cujo evento a candidata Ana Martins estará presente.