Em Recife, Dilma fala de realizações do governo e combate vira-casacas

Uma multidão reunida no bairro da Brasília Teimosa, em Recife (PE), aclamou na noite desta quinta-feira (4) a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, e o ex-presidente Lula, que foi saudado como um dos melhores filhos de Pernambuco. Afinal, seu governo representou verdadeira redenção para o estado nordestino.

Dilma e Lula Recife 04/09/2014

Em declarações ao Vermelho, Alanyr Cardoso, presidente estadual do Partido Comunista do Brasil, que apoia em todo o País a candidatura de Dilma, “o comício de Dilma e Lula reanimou a campanha da presidenta à reeleição em Pernambuco”.

Segundo o dirigente comunista, desde o debate da Band, “Dilma está crescendo e Marina parando de crescer”. O dirigente e a vice-presidenta nacional do Partido, a deputada federal Luciana Santos, integraram a comitiva de dirigentes políticos locais que recebeu a presidenta Dilma e o ex-presidente Lula no Aeroporto Internacional Recife/Guararapes.

Militantes do Partido Comunista do Brasil e da União da Juventude Socialista participaram no comício, com as bandeiras do partido e da organização juvenil. Alanyr Cardoso opinou ainda que o grande comício de Recife faz a campanha de Dilma crescer ainda mais e “cria um novo ambiente de confiança”

O ex-presidente Lula afirmou que o seu governo e o da presidenta Dilma já fizeram muito pela ascensão da população pobre e ainda há muito a fazer.

Lula referiu-se ao ódio ao seu partido, motivado pelo fato de em seu governo e no da presidenta Dilma a população pobre ter tido acesso a serviços que antes eram privilégios da elite. Lula destacou, entre outros o programa educacional Pronatec, “que levou o filho do pobre ao exterior".

Refutando as opiniões da mídia e dos candidatos oposicionistas Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB), o ex-presidente disse que o país cresce, mesmo no marco da crise internacional, e se referiu aos grandes investimentos que o governo federal fez no estado de Pernambuco.

Lula defendeu a candidatura de Dilma à reeleição, destacando sua capacidade e credibilidade para enfrentar a crise do mundo. "Sabia que a crise mundial ia chegar com mais força ao Brasil e precisava de alguém que não levasse o País ao desemprego. Por isso, no momento em que a Europa desempregou milhões de pessoas, Dilma criou cinco milhões no Brasil”.

Sensível e inspirada, Dilma usou imagens poéticas para se referir às transformações da luta política e aos avanços gerados pelas políticas sociais do seu governo. Falou emocionada da “água barrenta e escassa que se torna cristalina e caudalosa”.

Combativa, fustigou a candidata do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Marina Silva, afirmando que em seu palanque "não tem vira-casacas". Como se sabe, o PSB rompeu com o governo da presidenta Dilma no ano passado e decidiu percorrer um caminho de aliança com forças conservadoras. Dilma reafirmou sua confiança em que nesta eleição a verdade vai vencer a mentira, a desinformação e a cara de pau, em referência à candidata do PSB Marina Silva.

Referindo-se à maneira como combateu a crise econômica, a presidenta reafirmou que não aceitou reduzir o emprego e os salários dos trabalhadores.

Dilma também deixou claro o empenho que fez pelo progresso de Pernambuco, citando a criação da Refinaria Abreu e Lima, os estaleiros e a indústria automobilística. Falou ainda sobre os planos para o futuro, prometendo voltar ao estado para inaugurar a segunda fase da adutora Pajeú.

A presidenta reafirmou a prioridade que seu governo atribui e continuará atribuindo à educação. Comprometeu-se mais uma vez a dedicar os recursos provenientes da exploração do pré-sal para o desenvolvimento da educação, em contraste com a candidata do PSB que considera o pré-sal uma “aposta errada” do governo federal.

Da redação do Vermelho, com agências