Navio com resíduos de armas químicas sírias chega à Alemanha

O navio estadunidense Cape Ray, que transporta resíduos provenientes da destruição das armas químicas sírias, chega na sexta-feira (5) ao porto alemão de Bremerhaven, informou na quinta-feira (4) um porta-voz do Ministério da Defesa alemão à televisão Mdr.

Cape Ray

No fim-de-semana irá começar o tratamento dos resíduos. Segundo informa o porta-voz do Ministério da Defesa, a bordo se encontram centenas de toneladas de carga que efetuarão transbordo em Bremerhaven para caminhões que os transportarão para Munster. O navio é procedente da Finlândia, onde parte dos detritos já foi descarregada para reciclagem final. O navio é acompanhado pela fragata alemã Hamburg.

Em Munster o tratamento dos resíduos estará a cargo da empresa GEKA. Segundo o diretor técnico da empresa Andreas Krueger, o tratamento irá resultar em 30-50 toneladas de sais, que serão sepultados na Turíngia até fevereiro do próximo ano. Segundo Krueger, esses sais “não representam um problema”. A destruição das armas decorre de acordo com a Resolução 2118 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Anteriormente a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) tinha anunciado a destruição de 93% dos componentes químicos que tinham sido retirados da Síria. O relatório da organização refere que “foram destruídos 100% dos produtos químicos de classe de perigo 1 e 65% dos químicos de classe 2”.

A OPAQ tinha antes informado que todo o carregamento de químicos precursores para a produção de gás sarin proveniente da Síria, e transportado pelo navio estadunidense Cape Ray, tinha sido já destruído com sucesso.

Fonte: Voz da Rússia