Semiárido brasileiro ultrapassa 23,5 milhões de habitantes

De acordo com síntese divulgada pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa), em quatro anos a população da região cresceu mais de 5%. A estimativa foi feita com base nas estimativas populacionais dos municípios em 2014, realizadas pelo IBGE. A população equivale hoje a pouco mais de 34% da população do Nordeste e a cerca de 12% da do País.

Semiárido

A Síntese foi divulgada nesta terça-feira (2), pelo Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido (Sigsab), uma ferramenta desenvolvida pelo Insa com a finalidade de reunir e disponibilizar informações e conhecimentos gerados para a região semiárida brasileira.

A estimativa populacional para a região semiárida foi feita com base nas estimativas das populações residentes nos municípios em 2014, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quinta-feira, dia 28 de agosto.

Mapeamento

Em 2012, o Insa divulgou o livro 'Sinopse do Censo Demográfico para o Semiárido Brasileiro', elaborado com base no Censo Populacional divulgado pelo IBGE em 2010.

O mapeamento atende à necessidade de o Instituto disponibilizar informações atualizadas acerca das principais características populacionais da região semiárida brasileira, na busca de cumprir seu papel institucional, que é executar e divulgar estudos e pesquisas para o fortalecimento e o desenvolvimento da região.

Fonte: Instituto Nacional do Semiárido