Câmara não vota nenhuma matéria no 1º dia do esforço concentrado

A Câmara dos Deputados não conseguiu votar nenhuma matéria no primeiro dia do esforço concentrado. Não houve acordo entre as lideranças partidárias para qualquer votação em plenário. Vários requerimentos para alterar a pauta foram apresentados.

Camara Federal

Na primeira votação, apenas 112 deputados registraram presença e eram necessários, no mínimo, 257. Com a falta de quórum a sessão foi encerrada e convocada outra para amanhã (2) de manhã.

A obstrução das votações começou na reunião de líderes com o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), quando as lideranças não chegaram a um acordo sobre as propostas que deveriam ser votadas. Os partidos de oposição insistiam na votação do projeto que derruba o decreto presidencial sobre a Política Nacional de Participação Social.

No entanto, a primeira matéria a ser colocada em votação foi a Medida Provisória 648, que flexibilizou o horário de transmissão do prorama A Voz do Brasil durante os jogos da Copa do Mundo. A MP está trancando a pauta e impedindo a apreciação de outras proposições antes dela. Também tranca a pauta o projeto que cria regras sobre a pesquisa e exploração da biodiversidade e conhecimentos tradicionais.

Fonte: Agência Brasil