Padilha: parcerias podem garantir direitos do povo mais carente de SP

Para garantir os direitos da mulher e da população mais pobre, o governo do Estado deve ampliar as parcerias com as instituições do Judiciário e da Advocacia: “é preciso ampliar direitos e fortalecer as instituições para que São Paulo enfrente os desafios do século 21”.

Crédito das fotos: Paulo Pinto/Analítica Comunicação

A avaliação foi feita na manhã desta sexta-feira (29) pelo candidato da coligação “Para Mudar de Verdade” (PT/PC do B/PR), Alexandre Padilha, durante encontro realizado em conjunto pela Associação Paulista de Magistrados (APAMAGIS), Associação Paulista do Ministério Público (APMP) e a Advocacia de São Paulo (OAB SP, AASP e IASP) no centro da capital.

Segundo Padilha, duas parcerias são prioritárias. A primeira delas visa garantir que a população de baixa renda de São Paulo tenha acesso à advocacia gratuita por meio de uma parceria com a OAB. “Hoje existe um convênio pequeno. Quero ampliar esse convênio para garantir assistência jurídica gratuita principalmente para a população carente e para a mulher vítima da violência”, disse Padilha, durante sua apresentação.

A segunda parceria prioritária, segundo o candidato, tem por objetivo agilizar a definição de penas para presos. “Hoje, mais de um terço das pessoas que estão nas penitenciárias não tiveram definidas suas penas, são penas provisórias. Precisamos acelerar isso”, disse Padilha. “Há também muita gente que já cumpriu seu prazo de prisão e poderia estar trabalhando, mas fica dentro da penitenciária, dando custo para o Estado e, muitas vezes, sendo aliciada pela facção criminosa que comanda os presídios de São Paulo hoje”, reforçou. Essa parceria, na avaliação de Padilha, deve ser estabelecida com o Judiciário e com a OAB. O candidato também lembrou a importância desse mecanismo para o pagamento das dívidas do Estado reconhecidas pela Justiça. “É preciso estender a parceria do Estado para agilizar também os precatórios, prazos de pagamento e ritos”, destacou.

Locomotiva da inovação

Ainda durante sua exposição, Padilha apresentou o que chamou de tripé de governo para o Estado de São Paulo dar um salto para o século 21: reduzir custos de produção, educação e simplificação. “É preciso reduzir os custos de produção. Para isso, São Paulo não pode rodar só de rodovia, é preciso investir em transporte sob trilhos, hidrovias, melhorar o transporte de carga e de passageiros. Mais que isso: é prioritário investir em educação para qualificar a juventude, melhorar o padrão de educação no Estado”. Esse tripé seria complementado com a adoção de uma série de programas para simplificação e apoio à produção como o Poupatempo Empresarial, políticas para atrair investimentos e inovação e até mesmo rever créditos de ICMS. “Somente por meio desse tripé, São Paulo voltará a ser a locomotiva econômica e da inovação e do país”.

“Obra fake”

Durante entrevista ao final do evento, Padilha foi perguntado sobre a inauguração, pelo governo do Estado, de uma linha do monotrilho com duas estações. Para Padilha, trata-se “de uma inauguração fake, que só vai funcionar de final de semana e em teste”. Segundo ele, esta é mais uma atitude do atual governador, que governa há 20 anos e, em ano de eleição, resolve divulgar obras ainda inacabadas. “No ano de eleição começa a fingir que tem novas medidas, inauguração fake do monotrilho, Detecta, volume morto”, ressaltou. O candidato ainda perguntou aos jornalistas: “Vocês viram que teve assalto a três agências bancárias a menos de um quilômetro do Palácio dos Bandeirantes? Onde está o Detecta que não detectou? Como funciona o Detecta?”, questionou, referindo-se ao sistema de monitoramento de crimes do governo do Estado.

Fonte: Analítica Comunicação