União de cooperativas promove debate sobre rede solidária

 A União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) realizou, nesta terça e quarta-feira (26 e 27), um seminário voltado para o fortalecimento da agricultura familiar. A atividade aconteceu na sede da Contag, em Brasília.

Seminário da Unicafes - Verônica Tozzi | Contag

Trabalhadores rurais de diversos estados brasileiros, representando suas cooperativas, participaram do seminário intitulado “Redes de Empreendimentos Econômicos Solidários – articulados através de cadeias produtivas e arranjos econômicos territoriais e setoriais de produção, comercialização e consumo sustentáveis solidários", eles debateram estratégias de organização em redes como forma de fortalecer o cooperativismo solidário e desenvolver mais e melhor a agricultura familiar no Brasil.

No primeiro dia, pela manhã, o secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer, foi o responsável pela abertura do encontro e falou sobre as redes de cooperação solidárias. Durante a tarde a Unicafes apresentou o Programa Redes de Cooperação Solidária e experiências exitosas.

Já na manhã de quarta-feira (27) aconteceram os painéis de políticas públicas destinados às mulheres e aos jovens com o tema “Comércio Justo e Formação em Economia Solidária”. Também foram realizadas oficinas cujo objetivo foi desenvolver as estratégias de comunicação do projeto.

Por Mariana Serafini,da redação do Vermelho
com Unicafes