Partido Socialista Venezuelano propõe um sistema de formação

Criar um sistema de formação política generalizado em todo o país para traçar estratégias desde a base, este é um dos principais objetivos expostos na plenária do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), iniciada nesta quinta-feira (28), na capital Caracas.

Congresso do PSUV 2014 - Prensa Latina

Quem falou sobre a proposta foi o dirigente do PSUV, Francisco Sesto, que também defendeu estimular a auto formação nas Unidades de Batalha Bolívar Chávez (UBCH), estrutura primária do partido.

“Esta plenária é uma espécie de continuação do recente congresso do PSUV, realizado entre os dias 26 e 31 de julho, porque vai continuar os acordos debatidos neste grande vento e propostos pela militância”, disse Sesto a uma TV local.

Entre os objetivos da plenária estão discutir experiências e chegar a conclusões comuns para estendê-las às UBCH. A plenária deve seguir até domingo (31) para a militância concluir os acordos iniciados durante o congresso do PSUV.

Segundo o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, também dirigente nacional do partido, durante os debates será elaborado um sistema de formação que mescle o político e o ideológico, destinado aos dirigentes e líderes partidários.

“Agora devemos nos concentrar em renovar a direção e continuar com a atitude crítica e autocrítica, manter o sistema de interpelação ao gabinete ministerial e sair às ruas para escutar as verdades do povo”, afirmou Maduro.

Com este objetivo Maduro mantém o Comitê Central em sessão permanente e criou uma comissão para combater o acúmulo, o contrabando, a especulação e a guerra econômica.
Integrado por mais de 7 milhões de venezuelanos, o PSUV significa hoje a principal força política da Venezuela e compõe a maioria dos assentos da Assembleia Nacional.

Fonte: Prensa Latina