Guru de Aécio admite que campanha do ‘medo’ foi derrota para PSDB

O conselheiro econômico do tucano Aécio Neves, Armínio Fraga – nomeado ministro da fazendo pelo presidenciável -, disse em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, nesta quinta-feira (28), que o Brasil quase quebrou em 2002 ”em função do medo do que faria o PT no poder”, mas confessa que “Lula resolveu, para seu eterno mérito”.

Arminio Fraga

O artigo foi uma tentativa de resposta à presidenta Dilma Rousseff, que no debate de TV na Band, na última terça-feira (26), rebateu o candidato tucano dizendo que “o governo do PSDB quebrou o Brasil três vezes” quando recorreu ao FMI (Fundo Monetário Internacional) que, em contrapartida, exigiu o arrocho dos salários e o corte de investimentos. “Em três anos e oito meses, nós já criamos 5 milhões e 800 mil empregos, mais do que vocês criaram em oito anos”, afirmou a presidenta no debate.

No artigo, Fraga diz que “o PT adota uma retórica agressiva e populista para marcar suas posições”. Fraga usa em seu texto palavras como “mentira” e “inimigos da democracia” para justificar que é preciso “melhorar a qualidade do debate público”, que segundo ele “deve ser baseado em fatos e dados”.

Regina Duarte protagonizou a campanha

Mas a acusação de Fraga cabe ao seu partido, que foi responsável pela campanha alarmista em relação à eleição de Lula em 2002. O medo ao qual Arminio se refere foi resultado de uma campanha dos tucanos, que chegaram a colocar a sua militante Regina Duarte em programa eleitoral fazendo um discurso de que se Lula vencesse a eleição o país poderia “voltar ao passado” de inflação. Aliás, os tucanos e seus aliados da grande mídia utilizam a mesma retórica contra a candidata Dilma.

Arrocho tucano

Outro ponto citado no artigo trata do arrocho salarial. Aécio Neves vem afirmando que não teme “medidas impopulares” para fazer o seu “ajuste fiscal”. Por outro lado, a presidenta Dilma destaca que enfrenta a crise internacional sem reduzir salários, ao contrário, a renda dos trabalhadores continua a crescer. Levantamento do Dieese, por exemplo, aponta que 93% dos acordos salariais do primeiro semestre de 2014 fecharam com reajustes acima da inflação.

Dilma também tem denunciado que as “medidas impopulares” de Aécio representam uma ameaça às conquistas salariais dos trabalhadores. Fraga confirma o que diz a presidenta quando em seu artigo diz que o arrocho nada mais é que uma “posição honesta de que (para voltar a crescer) o país necessita corrigir muitas de suas políticas”.

Do Portal Vermelho, Dayane Santos
Com informações da Folha de S. Paulo