UJS participa do Encontro de Juventudes no Foro de São Paulo

A jornalista do Portal Vermelho, Thea Rodrigues, entrevistou Mateus Fiorentini, Diretor de Solidariedade Internacional e Formação da União da Juventude Socialista (UJS) que participa do 20º Foro de São Paulo, em La Paz, na Bolívia. Mateus comentou o protagonismo dos jovens no 6º Encontro de Juventudes que foi realizado nesta terça-feira (26) e quarta (27) durante as atividades do Foro.

Por Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho

matheus fiorentini ujs radio - Thea Rodrigues

“Esperamos que esse encontro seja um marco do ponto de vista do fortalecimento da unidade das juventudes latino-americanas comprometidas com o processo de integração da América Latina e que possamos sair desse encontro com uma pauta comum definida”, falou Fiorentini.

Mateus também comentou sobre o protagonismo da juventude latino-americana durante os três processos eleitorais para presidente que estão por vir no Brasil, Uruguai e Bolívia.

Saiba mais: Confira mais matérias sobre o Foro de São Paulo aqui

“O papel da juventude nesses processos eleitorais é fundamentalmente a da disputa da memória porque grande parte desses jovens que vão participar de um processo eleitoral e votar pela primeira vez não conviveram com o neoliberalismo e talvez acreditem que as políticas criadas pelos governos progressistas e de esquerda sejam políticas permanentes”, disse o diretor da UJS.

“É importante que façamos uma disputa intensa com a juventude no sentido de defender essas medidas que foram criadas, apresentando que elas não existiram sempre e que se não as defendermos não existirão para sempre”, completou.

Ouça a entrevista completa na Rádio Vermelho: