Irã comemora trégua em Gaza como uma vitória da resistência palestina

O Líder Supremo da Revolução Islâmica no Irã, o aiatolá Ali Khamenei, saudou hoje a trégua em Gaza como uma vitória para a resistência do povo palestino, uma posição também aplaudida pelo Governo e pelo Parlamento.

Ali Khamenei - Reprodução

O presidente do país, Khamenei Hassan Rouhani, recebeu os membros do Gabinete por conta do quarto dia da Semana de Governo, que é realizada todos os anos para marcar o aniversário do assassinato do presidente Mohammad Ali Rajaie e do primeiro-ministro Mohammad Javad Bahonar, em 30 de agosto de 1981.

Durante a reunião com seus ministros e Rouhani, Khamenei elogiou a firmeza da resistência palestina em Gaza, apesar dos bombardeios sionistas que em 50 dias causaram 2.137 mortos, a maioria civis, incluindo cerca de 570 crianças e deixou mais de 11 mil feridos, de acordo com fontes médicas oficiais.

O guia espiritual e político do Irã também recebeu uma mensagem de agradecimento do chefe do escritório em Teerã do movimento Jihad Islâmica na Palestina, Nasser Abu Sharif, pelo apoio prestado a esta nação e a resistência, o que permitiu chegar a um cessar-fogo.

Abu Sharif elogiou o cessar-fogo "indefinido e incondicional", em vigor desde terça-feira (26) e disse qe este é "apenas o começo de uma longa luta para libertar todo o território palestino ocupado, incluindo Al-Quds (Jerusalém em árabe)".

O presidente do parlamento iraniano, Ali Larijani, disse que a derrota de Tel Aviv na faixa costeira foi o resultado da obstinada resistência da milícia e do povo palestino contra o regime sionista e seus aliados ocidentais.

“Os movimentos de resistência palestinos provaram que têm a capacidade de liberar os territórios ocupados”. O líder parlamentar exigiu o cumprimento das exigências dos palestinos.
O acordo de paz surgiu após difíceis negociações no Cairo e dentro de um mês deverá ocorrer uma nova reunião para definir outros parâmetros sobre a situação da Faixa de Gaza e dos palestinos que vivem na região.

"A recente vitória palestina reforçou a tese de que a persistência e resistência contra as políticas expansionistas sionistas eram a única forma de restaurar os direitos da nação", disse um comunicado do governo iraniano à imprensa.

Da redação do Vermelho,
com informaçoes da Prensa Latina