PC da China: Assessores políticos devem ajudar no combate à corrupção

Os assessores políticos chineses devem ajudar a promover os esforços anticorrupção do país oferecendo sugestões e cumprindo supervisão democrática.

Wang Qishan

O chefe anticorrupção do país, Wang Qishan, fez o pedido nesta segunda-feira em uma reunião do Comitê Permanente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPCh), o principal órgão de assessoria política do país.

A reunião foi presidida por Yu Zhengsheng, presidente do Comitê Nacional da CCPPCh.

Desde o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCC) em 2012, o partido se concentrou no combate à corrupção para criar uma energia positiva na reforma e desenvolvimento, disse Yu.

No trabalho deste ano, a CCPPCh portará o espírito de fomentar a boa disciplina e oferecerá mais formas para que os assessores políticos apresentem mais sugestões valiosas, a fim de melhorar o estilo de trabalho, assinalou Yu.

Wang, secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar (CCID) do PCCh, disse que comportamentos morais de trabalho são cruciais para o desenvolvimento do PCC.

A CCID e os órgãos disciplinares de todos os níveis intensificaram esforços para retificar os quatro estilos de trabalho indesejáveis: o formalismo, a burocracia, o hedonismo e a extravagância.

Wang reiterou que os comportamentos dos funcionários do PCCh desempenharão papel exemplar para os valores morais sociais, enquanto a essência da tradição chinesa deve ser herdada com esforços do PCCh e da sociedade.

Segundo Wang, os quatro estilos de trabalho indesejáveis são uma "doença crônica e obstinada" e a retificação deles deve continuar.

Wang também pediu supervisão da população e da mídia.

Fonte: Xinhua