Dilma: Só quem mudou o Brasil pode garantir que vai continuar mudando

O quarto programa eleitoral de TV da presidenta Dilma Rousseff desta terça-feira (26), mostrou que o Brasil deixou de ser um país de poucos privilegiados e se tornou o Brasil de todos.

Dilma TV 26 de agosto - Reprodução

“Quem é mais jovem talvez não lembre o quanto o Brasil mudou nos últimos 12 anos. Mas seus pais, certamente, não esqueceram. Que a maioria do povo não tinha carro e nem viajava de avião. Passava mais tempo desempregado do que empregado”, afirmou a presidenta Dilma. E completou: “Sei que não podemos viver de passado, por isso cada brasileiro e brasileira precisa pensar: quem pode garantir mais avanços: aqueles que no passado produziram o Brasil da desigualdade ou aqueles que produziram o Brasil de desenvolvimento?"

Os investimentos na agricultura familiar foram um exemplo dessa mudança. Em 2002, o Brasil investia R$ 8,2 bilhões no Pronaf. Hoje são R$ 24,1 bilhões, um aumento de 194%, gerando mais de 12 milhões de empregos. A agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos da mesa do brasileiro.

Esse volume de investimentos promoveu o retorno do brasileiro ao campo, como revelou a propaganda com o depoimento do jovem Odair Viet, de Bom Princípio, no Rio Grande do Sul.

O programa de Dilma exibiu o depoimento do doutor Cicero Batista, médico de Taguatinga, Distrito Federal. “Era pobre, negro e favelado. Nós não tínhamos o que comer em casa. Comia o que achava no lixo. Quando recebi o diploma, percebi que eu podia sim ser doutor. Antes, isso não era possível. Hoje, a educação do país está realmente democratizada", disse Cícero que foi beneficiado com o programa ProUni.

Outro depoimento que mostrou o Brasil gerado pelos governos de Lula e Dilma foi de Denilson Bispo Santos e seu filho Pablo Santos. “Se fosse filho de rico podia fazer uma faculdade. Como a gente era filho de pobre não podia fazer nada. Ter emprego com carteira assinada era muito difícil”, disse Denilson, lembrando o passado da desigualdade.

Seu filho, Pablo, trabalha na hidrelétrica de Jirau e se formou pelo Pronatec. “Tenho muito orgulho do meu filho. Aos 19 anos, ele ganha mais do que eu", disse Denilson. O Pronatec, maior programa de formação profissional da história do Brasil que beneficiou mais de 8 mil jovens.

O ex-presidente Lula também destacou as conquistas. “Nós abrimos as portas que estavam fechadas há 500 anos. Que todo brasileiro é um batalhador, todo mundo sabe. O que faltava era alguém que desse a oportunidade pra esse povo".

E Dilma encerrou dizendo: “Não há força capaz de parar as mudanças que farão o Brasil começar um novo ciclo de desenvolvimento. Afinal, só quem já mudou o Brasil tem condições de continuar mudando”.

Redação do Portal Vermelho, Dayane Santos