Autoridade chinesa pede maior ajuda ao Tibete

O presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPCh), Yu Zhengsheng, participou nesta segunda-feira (25) de uma videoconferência em homenagem ao 20º aniversário da prestação de apoio ao Tibete.

Avenida de Lhasa

O líder do máximo órgão consultivo chinês pediu que seja formada uma estrutura de ajuda mais completa à região.

Segundo Yu, a ajuda ao Tibete em relação aos recursos humanos, materiais e tecnológicos promoveu o intercâmbio entre diferentes etnias, incentivou o desenvolvimento socioeconômico da região, o que ajuda a preservar a integridade e a estabilidade do país.

Os fatos mostraram que a prestação de ajuda ao Tibete corresponde aos interesses dos chineses de diversas etnias.

Desenvolvimento da rede elétrica

Ao mesmo tempo, o governo central chinês anunciou que investiu 31,2 bilhões de iuanes para desenvolver a rede elétrica do Tibete durante o período do 12º plano quinquenal (2006-2010).

Para resolver o problema da escassez de energia, a China adotou diversas medidas para acelerar a construção da rede elétrica tibetana.

Entre elas, o projeto de integração da rede elétrica Qinghai-Tibete entrou em funcionamento em 2011 e já transportou 1,5 bilhões de quilowatts-hora de eletricidade às zonas tibetanas, o que representa 26% do consumo total de energia elétrica da região.

Prevê-se que o State Grid, fornecedor de eletricidade da China, vai investir 2,16 bilhões de iuanes para promover a construção da rede elétrica do Tibete que cobrirá os 58 distritos da região, de forma a satisfazer às demandas dos agricultores e pastores locais.

Fonte: Rádio Internacional da China