Altamiro Borges: PT enfrenta a TV Globo em São Paulo

O PT finalmente decidiu comprar uma boa briga com a poderosa TV Globo. Nesta terça-feira (19), a direção da sigla em São Paulo ingressou com um processo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para exigir que a emissora faça cobertura diária da campanha de Alexandre Padilha ao governo estadual. 

Por Altamiro Borges*, em seu blog

alexandre padilha com dilma - Paulo Pinto

Em mais uma manobra marota para blindar o tucano Geraldo Alckmin, a Rede Globo decidiu que só divulgará a agenda dos candidatos que obtenham mais de 6% das intenções de voto nas estranhas pesquisas de opinião. Para o PT, este critério é arbitrário porque desconsidera o histórico eleitoral da legenda no estado e não cumpre os princípios de isonomia na cobertura dos postulantes ao cargo.

A sigla até tentou um acordo de cavalheiros com a direção da TV Globo. Numa carta bastante cordial, o presidente estadual do PT pediu para que o critério fosse revisado. De forma arrogante, ela rejeitou a solicitação e reafirmou que só abriria espaço diário nos seus telejornais para Geraldo Alckmin (PSDB) e Paulo Skaf (PMDB) – Alexandre Padilha seguiria frequentando a telinha apenas duas vezes por semana. Esta postura irritou até os setores mais conciliadores da sigla, que sempre optaram por manter relações “civilizadas” com a emissora antipetista. Daí a decisão de acionar agora a Justiça Eleitoral. Para o secretário estadual de comunicação do PT, Aparecido Luiz da Silva, o Cidão, a decisão da TV Globo não se justifica:

“Historicamente o PT tem pelo menos 30% das intenções de voto em São Paulo nas últimas cinco eleições. A largada da nossa campanha ainda não foi satisfatória, mas todos sabem que o potencial de crescimento do Padilha é enorme a partir do início do horário eleitoral. A cobertura da TV Globo nesse modelo atrapalha a nossa campanha e favorece os adversários. Não dá pra esperar até a próxima pesquisa Ibope, daqui duas semanas, pra tomar qualquer decisão”, afirma Cidão, que nunca se iludiu com os tais “critérios técnicos” da poderosa emissora. É certo que não dá para esperar muita coisa da Justiça Eleitoral de São Paulo, sempre aparelhada pelos tucanos. Mas não custa espernear!

*Altamiro Borges é blogueiro, presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé e secretário nacional de Mídia do PCdoB.