Mostra cultural reúne diversidade de linguagens por meio da palavra

Levar a palavra em suas diferentes manifestações artísticas e culturais ao grande público é o objetivo da Mostra Cultural Poética, evento que o Espaço Cultural Escola Sesc, localizado na zona oeste do Rio, promove a partir desta terça-feira (19) até sábado (23). Em sua sexta edição, Poética, como a mostra é chamada por seus organizadores, oferece uma programação gratuita, com atrações que vão de shows e peças teatrais a workshops e atividades interativas.

Fragmentos de Backett - Reprodução

Com início às 11h desta terça-feira, o workshop de produção literária e musical oferecerá aos participantes atividades como a produção de textos e teoria e prática de performances de Djs. Na abertura do workshop, que vai até quinta-feira (21), o rapper Vinicius Terra e o Dj português Sr. Alfaiate, um dos mais premiados em seu país, farão um pocket show.

Às 19h, o espetáculo Cosmocartas – Hélio Oiticica e Lygia Clark propõe uma imersão no universo desses dois ícones das artes visuais no Brasil. A peça tem direção de Renato Linhares, que também integra o elenco, e teve como inspiração o livro Lygia Clark/Hélio Oiticica: cartas1964/1974 .

O teatro também é a linguagem de Fragmentos de Beckett, montagem do Centro de Produção Teatral (CPT) que será encenada na quarta-feira (20), às 19h. O espetáculo aborda o universo do dramaturgo irlandês Samuel Beckett, em três narrativas e duas peças curtas.

De acordo com a curadora Tahiba Chaves, a palavra, mecanismo de comunicação indispensável, é a premissa de toda a programação da Mostra Cultural Poética. “Nosso objetivo é sempre buscar a diversidade e propiciar ao público uma ampla variedade para escolha, passando por atividades de integração, fruição e formação”, explica.

Outro destaque na programação do Poética é o show de Moraes Moreira, na sexta-feira (22), às 19h. O cantor sobe ao palco do teatro do espaço cultural para uma apresentação intimista, em que além de canções como Preta, Pretinha e Acabou Chorare vai interpretar poemas de sua autoria e de poetas como Paulo Leminski.

Haverá ainda atividades exclusivas para os alunos da Escola Sesc de Ensino Médio, como um bate-papo sobre o poeta brasileiro Roberto Piva e a exibição do filme O Lobo da Estepe.

“Somos um espaço cultural inserido em uma escola-residência e a programação busca integrar a cultura e a educação”, destaca Tahiba Chaves.

Fonte: Agência Brasil