Dominicanos celebram aniversário de restauração da independência

Com numerosas atividades e uma mensagem à nação formulada pelo presidente Danilo Medina, o povo dominicano celebrou neste domingo (17) o 151 aniversário do Grito de Capotillo, ação que deu origem à Guerra da Restauração da República.

Dominicanos celebram aniversário de restauração da independência - Reprodução

O tributo, no qual participa a população e suas forças armadas é dedicado aos heróis civis e militares dessa epopeia que restabeleceu ao país a liberdade e a soberania após um período de dois anos, entre 1863 e 1865, em que esta nação foi anexada pela Espanha.

Em sua mensagem à nação, Medina evocou o pensamento do escritor, historiador, educador e político Juan Bosch (1909-2001), para quem a Guerra da Restauração foi o conflito bélico de maior trascendência nos anais da República Dominicana.

Para Bosch foi ao mesmo tempo uma guerra de libertação nacional e uma guerra social na qual participaram as mais puras essencias do povo dominicano, disse Medina e acrescentou que o impacto daquela s ações foi de tal magnitude que à escala internacional gerou um movimento de opinião favorável à causa dominicana.

Em sua mensagem, o presidente manifestou estar feliz pelo esforço realizados por seu Governo para melhorar a educação e convocou a todas e todos os dominicanos a luta para que neste ano superem o analfabetismo e que, desde seus diferentes âmbitos de ação, todos possam contribuir com seu grão de areia para conseguir o engrandecimento da pátria.

Os atos comemorativos começaram na sexta-feira em todas as províncias do país, em especial em Santiago (norte) e se concluem neste sábado com honras à Bandeira Nacional em lugares emblemáticos daquelas batalhas, seguidos de cerimoniais religiosos e oferendas dedicadas aos Heróis da Restauração, entre os quais se destacou Gregorio Luperón (1839-1897).

Fonte: Prensa Latina