Festival de Gramado termina hoje com cerimônia de premiação 

O 42º Festival de Gramado termina na noite deste sábado (16) com a cerimônia de premiação marcada para às 21 horas. Este ano, a corrida pelos Kikitos foi acirrada, já que não houve nenhum filme que despontasse como favorito nas mostras competitivas nacional e latino-americana. 

Festival de Gramado termina hoje com cerimônia de premiação - Prefeitura de Gramado

O Festival apresentou ontem os últimos concorrentes – o longa de ficção argentino Alguns Dias sin Música, de Matías Rojo, e o documentário brasileiro Esse Viver Ninguém Me Tira, de Caco Ciocler.

Os outros concorrentes foram exibidos ao longo da semana – A Despedida, de Marcelo Galvão, e Senhores da Guerra, de Tabajara Ruas. Existe ainda na disputa dois musicais – A Luneta do Tempo, de Alceu Valença, e Sinfonia da Necrópole, que já havia feito sensação em Paulínia por ser uma comédia com canto e dança passada num cemitério. Infância, de Domingos Oliveira, que também integrou a competição de Paulínia, é outro forte concorrente.

Disputando o Kikito de melhor estrangeiro/latino aparecem O Crítico, de Hernan Guerschuny. Esclavo de Dios, de Joel Novoa, e Las Analfabetas, de Moises Sepúlveda.

Os favoritos como melhor ator e atriz são Nelson Xavier e Fernanda Montenegro com A Despedida e Infância, respectivamente. Mas outros bons candidatos podem receber a premiação, como Juliana Paes, por A Despedida; Luciana Paes, a musa dos coveiros em Sinfonia da Necrópole; Rafael Cardoso, por Senhores da Guerra; e Eduardo Gomes, por Sinfonia da Necrópole.

Das atrizes concorrentes, apenas Fernanda Montenegro deve estar presente na cerimônia deste sábado, no Palácio dos Festivais. Fernanda Montenegro faz Dona Mocinhas, a matriarca (viúva) de uma família de classe média nos anos 1950 no filme Infância, de Domingos de Oliveira.

Serviço:
TVCOM, Canal Brasil e TVE transmitem a cerimônia de entrega dos Kikitos neste sábado (16/8) à noite, direto de Gramado.