PSB decidirá sobre candidatura no ‘momento oportuno’, diz Amaral

Um dia após a morte trágica do candidato à Presidência da República Eduardo Campos, esta quinta-feira (14) foi marcada por fortes rumores, pressões e especulações sobre que posição o PSB tomará na campanha eleitoral, numa demonstração de que está em curso intensa luta política em torno da questão.

PSB decidirá sobre candidatura no ‘momento oportuno’, diz Amaral

A grande mídia, e principalmente os articulistas mais reacionários, estão fazendo campanha aberta para que Marina seja indicada candidata.

O irmão do Eduardo Campos, Antônio Campos, afirmando ser filiado ao PSB e membro do diretório nacional com direito a voto, publicou uma carta defendendo o nome de Marina Silva, dizendo assim ser a vontade de seu irmão falecido. Diz a carta: “Externo a minha posição pessoal que Marina Silva deve encabeçar a chapa presidencial da coligação Unidos Pelo Brasil liderada pelo PSB”. E conclui: “Tenho convicção que essa seria a vontade de Eduardo”.

Por sua vez, o governador de Pernambuco, João Lyra Neto, depois de audiência com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), na sede do governo paulista, disse que o PSB deve continuar com candidato próprio na disputa presidencial e que Marina Silva “é um grande nome” para suceder o ex-candidato Eduardo Campos.

Diante destas pressões, o vice-presidente do PSB, no exercício da presidência, Roberto Amaral, emitiu nota nesta quinta-feira (14) em que deixa claro o posicionamento de que o partido tomará a decisão quando “julgar oportuno e ao seu exclusivo critério”.

Segue a íntegra da nota: “O Partido Socialista Brasileiro (PSB) está de luto pela trágica morte de seu presidente nacional, Eduardo Henrique Accioly Campos, ocorrida em 13 de agosto de 2014. Recolhe-se, neste momento, irmanado com os sentimentos dos seus militantes e da sociedade brasileira, cuidando tão somente das homenagens devidas ao líder que partiu. A direção do PSB tomará, quando julgar oportuno, e ao seu exclusivo critério, as decisões pertinentes à condução do processo político-eleitoral. Roberto Amaral, presidente nacional do PSB, São Paulo, 14 de agosto de 2014”.

Os prazos do PSB são curtos, na próxima terça-feira (19) terá início o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e ainda, seguindo a Lei Eleitoral, em caso de morte de candidato, os partidos têm prazo de 10 dias para fazer a substituição. 

Da Redação do Vermelho,
Com agências