Datafolha: Pesquisa avalia intenção de voto para o Governo do Estado

Segundo o resultado da pesquisa, se a eleição fosse hoje, Eunício Oliveira (PMDB) seria eleito governador do Ceará no 1º turno.

Eunício Oliveira (PMDB) lidera a corrida ao Governo do Estado. Segundo o levantamento divulgado nesta quinta-feira (14/08), o senador tem 47% das intenções de voto na consulta estimulada. Camilo Santana (PT) surge em segundo lugar, com 19%, seguido por Eliane Novais (PSB), que está com 7% e Ailton Lopes (Psol) com 4%. Ainda segundo a consulta, 13% dos eleitores estão indecisos e 10% não pretendem votar em nenhum dos candidatos.

Na pesquisa espontânea, 61% dos eleitores disseram não saber em quem vão votar. Nesse tipo de consulta não é apresentada a lista dos candidatos aos entrevistados, apontando o percentual de eleitores que tem voto mais consolidado. Neste consulta, Eunício também lidera a pesquisa, com 17% das citações. Em segundo lugar, surge Camilo, com 7%, seguido por Eliane Novais, que somou 1%. Ailton não pontuou.

A pesquisa também avaliou a rejeição aos candidatos, questionando o eleitor sobre em qual candidato não votaria de jeito nenhum. Eunício aparece com a menor taxa de rejeição, com 16%. Camilo tem a maior taxa, com 30%, seguido por Eliane Novais, com 28%, e Ailton Lopes, com 26%.

Mais

A primeira rodada da pesquisa O Povo/Datafolha foi realizada em parceria com o jornal Folha de S. Paulo e ouviu 1.108 eleitores em 41 municípios do Ceará entre os dias 11 e 13 de agosto.

A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números CE-00013/2014 e BR-00356/2014.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações do O Povo)