Sálvio e Flávio: trajetória de união,militância política e respeito

 

Flávio e Salvio

Este domingo, Dia dos Pais, é uma boa ocasião para falar sobre a trajetória de Sálvio e Flávio Dino. Pai e filho que têm uma história profundamente ligada ao Maranhão.

Tanto Sálvio quanto Flávio iniciaram a vida política no Maranhão, com o mesmo objetivo: transformar a vida do povo do Estado.

Sálvio Dino foi deputado estadual e teve o mandato cassado pela ditadura. Recentemente Flávio lembrou esse episódio: “Tenho muito orgulho do meu pai, Sálvio Dino. Eu luto todos os dias inspirado nos valores que ele me ensinou. Em 1964 o Brasil sofreu um golpe militar, que agora em março completa 50 anos. Esse período marcou profundamente a vida do meu pai, que teve o seu mandato de deputado estadual cassado pela ditadura e sua trajetória política interrompida, já que ficou 10 anos proibido de exercer cargos públicos”.

“Essas punições tão absurdas ocorreram somente porque Sálvio Dino, sendo deputado estadual com 32 anos de idade, lutava por uma política que transformasse a vida dos maranhenses. Foi ‘acusado’ de comunista e brutalmente punido.”

Orgulho

Flávio tem se dedicado desde cedo à luta para melhorar a qualidade de vida dos maranhenses. Foi advogado dos trabalhadores do Maranhão e, depois, nos 12 anos em que exerceu o cargo de juiz federal, tomou importantes decisões em favor da população. Depois, como deputado federal também trabalhou intensamente pelo Maranhão. Na presidência da Embratur, também promoveu o turismo do Estado pelo mundo afora.

Tanto Sálvio quanto Flávio definem o que sentem sobre trajetória um do outro com uma palavra: orgulho. Ambos sabem que pai e filho construíram carreiras e histórias de vida repletas de honestidade, ética e transparência. Sempre unidos pelos laços familiares.

Justiça

Um grande momento para os dois aconteceu em 2013, quando a Assembleia Legislativa do Maranhão devolveu simbolicamente a Sálvio o mandato parlamentar cassado pela ditadura.

Flávio esteve presente na cerimônia. Antes de iniciar o discurso na tribuna da Assembleia, Sálvio se emocionou e foi abraçado pelo filho.

“Éramos jovens, cheios de civismo e idealismo, lutando para diminuir as desigualdades do nosso Estado. Este é um momento importante para que honremos a nossa história de lutas, voltado para a grandeza deste Estado,” disse Sálvio na época.

“O tempo não para, nem volta. Mas a Assembleia hoje fez um belo gesto, com a reparação simbólica possível. Agradeço em nome da nossa família”, comentou Flávio.