Apeoc debate Royalties do Petróleo para Valorização dos Educadores

Com o objetivo de reforçar a defesa da valorização dos profissionais educadores cearenses da escola pública, o Sindicato Apeoc está realizando um Ciclo de Debates onde discute os “Royalties e Valorização dos Profissionais da Educação”. A primeira rodada de discussões foi em Fortaleza e o Sindicato já tem programação para percorrer várias cidades do Ceará.

Para o professor Anízio Melo, presidente do Sindicato Apeoc, as reuniões têm o objetivo de pressionar o poder público visando obter mais recursos para a educação. Ele cita como fontes financiadoras para este intuito: “Royalties do Petróleo/Pré-Sal, Fundo Social do Petróleo, e percentual de 10% dos recursos do PIB (Produto Interno Bruto), apesar de o novo Plano Nacional da Educação (PNE) já assegurar 7% do PIB até o quinto ano de sua vigência”. O sindicalista acrescenta ainda que, um dos principais objetivos do Sindicato hoje é viabilizar a Nacionalização da Carreira do Magistério da Educação Básica.

Datas das novas rodadas de debate

A próxima etapa do Ciclo de Debates será na quarta-feira, 13 de agosto, em São Benedito, na Serra da Ibiapaba. Dia 20 de agosto, o encontro acontecerá em Quixadá, no Sertão Central. As demais etapas serão nos dias 28/8, em Sobral, Região Norte; dia 03 de setembro, em Iguatu, Região Centro-Sul; dia 10/09, em Russas, Região do Jaguaribe; e dia 17 de setembro, em Barbalha, Região do Cariri.

De Fortaleza,
Carolina Campos (Com informações do Sindicato Apeoc)