Emprego no Brasil reflete projeto de desenvolvimento com inclusão

Após a implementação de projeto para fomentar a qualificação do trabalhador e trabalhadora no Brasil, o país registra forte crescimento nas contratações de profissionais com perfil técnico. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego esse setor é responsável por metade dos 9,4 milhões de empregos formais criados no país entre 2007 e 2013.

Joanne Mota, para o Portal Vermelho

Pronatec

Com a ideia de associar desenvolvimento com inclusão social, os governos Lula e Dilma uma grande parcela dos trabalhadores e trabalhadoras no país passaram a ter acesso ao emprego e iniciaram um processo de mudança social que tem sustentado o país desde sua base até o topo das funções.

Para se ter uma ideia, dados publicados pelo jornal Folha de S. Paulo apontam que cargos como o de servente de obras foi o campeão de vagas geradas: 921 mil, quase 10% do saldo total entre contratações e demissões no período. Fruto do super aquecimento no setor da construção civil.

Outra ponto importante nesse processo e que mudou o cenário social no Brasil foi o aumento da renda da classe média, esta que alimentou a demanda por serviços e comércio. Fatores como a expansão salarial e o fomento ao setor habitacional também explicam o aquecimento da construção civil.

Além disso, trabalhadores de chão de fábrica, faxineiros, vendedores, vigilantes e recepcionistas também tiveram os maiores saldos de postos criados. Ou seja, esses milhòes de brasileiros, hoje, estão inseridos no mercado de trabalho e alcançam a possibilidade de ampliar horizontes através de programas como o Pronatec.

Veja mais: 
"Criaremos mais 12 milhões de vagas no Pronatec", afirmou Dilma

Formalização

Ao associar desenvolvimento com inclusão, os governos Lula e Dilma abriram caminho para um novo Brasil, seja porque assistimos a uma verdadeira onde de formalização de quem antes trabalhava sem carteira assinada, seja pela apliação dos postos de trabalho que pipocaram em todo o país desde 2003.

Para além desses ganhos, o setor produtivo brasileiro tem mais uma opção quando o assunto é contratação, mais trabalhadores e trabalhadoras capacitados no país. A comporvação disso foi a ampliação do número de contratações de profissionais com perfil técnico, segundo dados do MTE.

Desafios

Todo o processo de transformação que tem vivido o Brasil é fruto de muito trabalho de cada brasileiro que colabora para a roda do desenvolvimento. A cada ano a mudnaça se torna ainda mais clara, no entanto, os desafios ainda são muito, especialmente quando o assunto é inovação, ciência e tecnologia.

Não dúvida que esse projeto em curso deverá olhar com mais afinco para essa questão. Para que (1) tenhamos um setor produtivo cada vez mais moderno; (2) maior competitividade no mercado; (3) profissionais cada vez mais capacitados em todos os níveis de emprego; (4) maior fiscalização dos ambientes de trabalho com foco na segurança e qualidade de vida do trabalhador. Sem o entendimento desses pontos, não venceremos as mazelas que ainda assolam nossa sociedade.

Voltaremos ao tema…