Museu conta história das lutas pelas terras no Brasil

O Caminhão Museu Sentimentos da Terra, experiência itinerante que percorre o País mostrando a história das lutas do povo brasileiro pela terra e seus direitos, estará em Brasília (DF) até esta quarta-feira (6), na área externa do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. O ministro da Educação, Henrique Paim, visitou o evento que é realizado em parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Sentimentos da terra - Marina Cristeli

O museu itinerante associa arte e tecnologia para contar a história do campo brasileiro. O veículo tem duas salas para exibição de 11 vídeos produzidos para a mostra, espaço com seis computadores e acesso à internet, monitor interativo e uma pequena biblioteca com livros sobre arte, fotografia, geografia, costumes e tradições. O material audiovisual foi produzido em linguagem acessível, mas sem sair da precisão acadêmica dos textos de pesquisadores e documentos históricos em que se baseiam.

Quando montado, o caminhão museu, inaugurado em março, em Belo Horizonte (BH), cria diversos ambientes, incluindo uma galeria de personagens, maquetes, estúdio para fotos e um coreto para apresentações musicais.

Na mostra, o público pode conferir, por exemplo, como se deu a participação nestes processos da Igreja Católica e de movimentos sociais, como o dos Trabalhadores sem Terra (MST) e as Ligas Camponesas. Evidencia ainda projetos que articularam formas inovadoras de educação com inclusão de cultura popular.

Fonte: Ministério da Educação