Bolívia festeja 189 anos de independência

A Bolívia festeja, nesta quarta-feira (6), seu aniversário de 189 de independência, com atividades de porte nacional e um ato central em Sucre, capital constitucional do país e onde se firmou a ata de soberania nesta data em 1935.

Evo Morales - José Lirauze | Presidência da Bolívia

O presidente Evo Morales e o vice-presidente Álvaro García Linera encabeçaram o programa oficial de celebração, que começou com uma saudação de salvas durante esta madrugada e o depósito de oferendas de flores na emblemática Praça 25 de Maio.

Mais tarde, a Assembleia Legislativa Plurinacional realizará uma sessão especial na Casa da Liberdade em honra ao evento e o presidente Evo fará um habitual discurso ao povo boliviano.

O ato centra será encerrado com um desfile militar e várias atividades cívicas em Sucre, principal cidade do departamento de Chuquisaca.

Além da presença do presidente e vice, se espera a participação de mais de 700 convidados, entre eles os candidatos opositores Samuel Doria Medina e Jorge Quiroga, ministros, deputados, funcionários, visitantes estrangeiros e diplomatas.

Segundo o comandante de polícia de Sucre, Carlos Clavijo, aproximadamente 500 policiais farão a segurança da cidade durante os festejos. As autoridades do município se responsabilizaram pela reforma, limpeza, iluminação e embelezamento de todas as praças do centro histórico e a Casa da Liberdade.

As celebrações pela data histórica também serão realizadas no resto do país e a Feira Internacional do Livro de La Paz terá entrada gratuita nesta quarta-feira para todos os visitantes.

Em 6 de agosto de 1825 se firmou a Ata da Independência de Alto Peru e a região adotou o nome de República de Bolívar, homenagem ao libertador Simón Bolívar. Um ano mais tarde o país mudou de nome para Bolívia.

Fonte: Prensa Latina