Rússia planeja responder às sanções europeias ao setor aéreo

Moscou vai considerar respostas possíveis às sanções da União Europeia, inclusive contra as companhias aéreas russas, disse o primeiro-ministro Dmitry Medvedev durante uma reunião com o ministro do Transporte e com o vice-diretor da Aeroflot, Maksim Sokolov e Vadim Zingman. Na terça-feira (5), o diário Vedomosti noticiou que a Rússia considera limitar ou bloquear voos europeus à Ásia através da Sibéria.

Rússia - AirlineReporter

As medidas debatidas são respostas às sanções europeias que causaram a suspensão de voos da Dobrolet, subsidiária da Aeroflot, na segunda-feira (4).

Outro jornal informado das negociações afirmou que a recente suspensão de voos da Dobrolet, assim como as taxas da Ucrânia para voos russos para a Crimeia, aceleraram as conversações. As discussões tinham sido iniciadas pouco depois de a União Europeia introduzir sua primeira rodada de sanções contra a Rússia.

Uma fonte próxima ao Ministério de Relações Exteriores disse que “qualquer medida não amigável da UE, inclusive aquelas na área do transporte aéreo, serão estudadas e não ficarão sem respostas.”

As companhias British Airways, Air France e Lufthansa são as maiores europeias. Lufthansa disse que poderia perder mais de um bilhão de euros (R$ 3,04 bilhões) em três meses se não usasse as rotas através da Sibéria, de acordo com a revista Forbes.

A rota mais curta da Europa para a Ásia atravessa o território russo e as linhas aéreas ocidentais pagam à Aeroflot uma taxa fixa por esses voos.

Bloquear os voos das linhas aéreas ocidentais pela Sibéria adicionaria em média uma hora e meia ao tempo de viagem, disse Oleg Panteleev, chefe do departamento analítico da agência Aviaport, ao diário Vedomosti. Isso resultará em maiores custos de combustível e trabalho e mais cuidados com equipamentos técnicos.

A Aeroflot, por sua vez, já viu o preço das suas ações no mercado cair em mais de 40% neste ano e deve perder US$ 200 milhões (R$ 455 milhões) com as taxas, de acordo com especialistas do setor. Perder este valor poderia levar a linha aérea ao vermelho.

Os lucros líquidos da companhia em 2013 foram de US$ 203,3 milhões (R$ 462 milhões), o que pode ser comparado com os US$ 107 milhões (R$ 243 milhões) que recebeu das taxas do espaço aéreo da Sibéria, de acordo com a Bloomberg News.

Outros países têm taxas de voo que usem seus espaços aéreos, mas eles geralmente vão à administração nacional de aviação, e não a uma companhia aérea. Os EUA atualmente cobram US$ 49,95 por todos os voos que passem por seu espaço aéreo. A Aeroflot não divulga quanto exatamente cobra às companhias estrangeiras.

Com informações da Russia Today
Da Redação do Vermelho