Jô e Pimentel manifestam apoio à pauta dos metalúrgicos de Minas 

 A deputada federal e candidata à reeleição, Jô Moraes (PCdoB-MG) e o candidato ao Governo de Minas da coligação Minas Pra Você, Fernando Pimentel, foram os primeiros a se comprometerem com a pauta da campanha salarial unificada 2014 dos metalúrgicos de Minas Gerais. Eles formalizaram o apoio, junto a outros candidatos do campo da esquerda progressista, durante ato de entrega do documento reivindicatório da categoria, na sede do Sindicato classista, em Betim.

Jô e Pimentel manifestam apoio aos metalúrgicos de Minas - Blog da Jô

A luta unificada, reforçando o poder de negociação, a incorporação na pauta reivindicatória do combate à violência contra a mulher e o crescimento da conscientização de que a creche é um direito não só das trabalhadoras mais de toda a sociedade, foram destacados por Jô Moraes como conquistas e amadurecimento da categoria.

Jô Moraes defendeu, durante discurso, a criação de um Conselho Industrial para alavancar investimentos no setor em Minas Gerais, revertendo o atual quadro de estagnação industrial com prevalência em bens primários.

Fernando Pimentel também se comprometeu com as demandas dos metalúrgicos e o crescimento sustentável do Estado, referendando a proposta da deputada Jô Moraes. “Estes que estão aqui têm compromisso com a classe operária, com os trabalhadores, com o desenvolvimento de Minas. Esta pauta é nossa também”, afirmou para os mais de 400 metalúrgicos presentes.

Momento delicado

O candidato ao Governo de Minas alertou para o “momento delicado da vida política, a crise econômica mundial e a pressão do mercado sobre os interesses do povo. “Nosso projeto está sob risco real. Estas eleições serão decisivas, daí a necessidade de cada um participar ativamente, promover uma grande união e garantir a vitória do campo da presidente Dilma Rousseff”, afirmou.

Pimentel apontou ainda que o “ataque contra a presidenta está muito forte, mas que se não fosse o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que tanto criticam e atacam, não haveria indústria neste País. Foi o governo Dilma que gerou e garantiu empregos que trouxe mais 10 novas fábricas automobilísticas para o Brasil”, afirmou.

Principais problemas

Os dirigentes sindicais também discursaram, destacando os principais problemas e impasses enfrentados pela categoria e os itens da campanha salarial unificada. A pauta unificada tem 10 itens e foi entregue na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) pelos trabalhadores depois de uma passeata do Centro até a entidade patronal.

Entre os itens da pauta, os metalúrgicos destacaram a jornada de 40 horas semanais sem redução dos salários; criação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Industrial com representação tripartite; redução da rotatividade no mercado de trabalho; fim da violência policial contra os movimentos sindicais e sociais; enfrentamento da violência contra a mulher; creche como direito dos trabalhadores e proteção à saúde e à segurança do trabalhador.

“O fim da violência policial contra os trabalhadores, da presença deles nas fábricas quando das campanhas salariais são algumas das principais pautas dos metalúrgicos de Minas Gerais e que a deputada Jô Moraes conhece bem. Porque ela sempre está conosco nas portas das fábricas e tem nos ajudado a resolver alguns impasses pontuais”, destacou o presidente da Federação Interestadual dos Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal), Marcelino Rocha. A truculência policial foi apresentada em um vídeo exibido durante o encontro.

Da Redação em Brasília
Com informações do Blog da Jô