China: Li Keqiang inspeciona zona afetada pelo terremoto

O terremoto em Ludian, província de Yunnan, deixou 410 mortos, 12 desaparecidos e 2373 feridos, segundo os registos feitos até 14h30 (hora local) desta terça-feira (5). Um total de 1 milhão e 88,4 mil habitantes foram afetados e 229,7 mil foram realojados de urgência, informaram os serviços de emergência do governo de Yunnan.

Soldados carregam criança ferida no tremor em Yunnan

Na tarde de ontem, o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, inspecionou os danos causados pela calamidade na vila de Longtoushan, epicentro do terremoto. O primeiro-ministro convocou uma reunião de trabalho nas barracas da escola secundária na vila para discutir os problemas do resgate.

Li Keqiang deu instruções para o trabalho de resposta. Segundo Li, as forças de resgate devem ser reforçadas e dispor a equipe nacional de assistência para as zonas afetadas mais graves, enviar mais médicos experientes para as zonas afetadas, e ao mesmo tempo, acelerar a transferência dos feridos graves para minimizar o número de vítimas mortais e invalidados, recuperar o sistema de transporte rapidamente para que os materiais de resgate cheguem às mãos da população, fortalecer a profilaxia na zona afetada, garantindo que não ocorrerão efeitos epidémicos após a calamidade natural, realojar bem os habitantes afetados e fortalecer o comando unificado no resgate, para realizar as coordenações entre o exército e o governo local.

Na manhã desta terça, Li Keqiang visitou os feridos internados no Hospital Popular de Ludian e expressou seus cumprimentos aos quadros médicos.

Resgate

Cerca de oito mil soldados do Exército Popular de Libertação e da Polícia Armada da China participam dos trabalhos de resgate.

Eles já salvaram mais de 280 pessoas soterradas e transferirem 660 feridos para lugares seguros.

Além disso, 860 veículos transportaram 800 toneladas de suprimentos para as regiões afetadas pelo sismo. Até o momento, mais de 200 toneladas de escombros já foram limpas. Cerca de 30 quilômetros de estradas foram restaurados para a passagem.

Fonte: Rádio Internacional da China