Mais de mil pessoas prestigiam lançamento da candidatura de Davi Ramos

O ato de lançamento oficial da candidatura a deputado estadual de Davi Ramos, vereador e ex-secretário de Habitação de Americana (SP), realizado sexta-feira à noite, reuniu mais de mil pessoas, representando cerca de 30 cidades. 

davi2

Além de lideranças comunitárias, vereadores, membros da Direção Estadual do PCdoB e convidados. Prestigiaram o evento o presidente estadual do partido e ex-ministro do Esporte, Orlando Silva; o deputado federal Protógenes Queiróz; o candidato a vice-governador Nivaldo Santana e o vereador paulistano Netinho de Paula.

Davi Gonçalves Ramos é dirigente nacional e estadual do PCdoB, vereador pelo quarto mandato e, à frente da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Americana, viabilizou a construção de mais de sete mil moradias. Também pôs em prática projetos de alcance social como Escritura de Graça; remissão de débitos de contas de água e de contribuição de melhoria; Essa Casa é Minha; entre outros, que levaram dignidade e cidadania a milhares de famílias.

Nivaldo Santana, candidato a vice-governador na chapa de Alexandre Padilha, frisou em seu discurso que o objetivo da aliança do PCdoB é garantir uma renovação política no estado de São Paulo. “Eu, que tenho participado de diversos lançamentos de candidatos a deputado estadual pelo interior, se esse não for o maior, não perde para nenhum dos que participei, pela representatividade e pela liderança que o Davi demonstra”, afirmou. “Conheço o Davi Ramos há quase 30 anos, é dirigente nacional e estadual do PCdoB, foi vereador, secretário, parece que só está faltando ele ser deputado estadual para completar esse ciclo vitorioso em sua trajetória política”.

O presidente estadual do PCdoB, Orlando Silva, elencou as conquistas sociais dos trabalhadores. “De forma nenhuma, depois de uma primeira, segunda, terceira vitória de um governo popular, vamos perder tudo o que conquistamos. Quando a gente podia pensar em ter milhões de pessoas com a sua casa própria, com o Programa Minha Casa, Minha Vida; que um filho nosso que estuda na escola pública teria oportunidade de estudar numa universidade, com o ProUni. Tem uma pesquisa que revela eu, quando o ex-presidente Fernando Henrique saiu tinha 47% de emprego formal, hoje com esse governo que nós elegemos, temos 70% dos trabalhadores com emprego formal, não dá mais para nos trabalhadores ficarem na defensiva. Temos que fazer o debate, é a primeira vez na história que temos de fato transferência de renda, que temos uma proposta de valorização do salário mínimo. Por tudo isso precisamos eleger presidente da república Dilma, precisamos mudar são Paulo”, discursou Orlando Silva.

Davi Ramos iniciou sua fala saudando a militância do PCdoB. “Eu faço questão de todas as pessoas que vêm para o PCdoB, de fazer uma foto e botar no facebook, todos os dias são quatro ou cinco companheiros a mais para o partido. Todos os companheiros têm contribuído para que a gente não só tenha um grande partido na cidade de Americana, mas nessas cidades aqui representadas temos um esforço conjunto de ter um grande partido na região”, frisou.

Segundo o vereador, com o apoio da militância será possível cumprir uma meta que foi definida nas direções nacional e estadual do partido, que é eleger três deputados federais (Netinho de Paula, Protógenes Queiróz e Orlando Silva), pelo Estado de São Paulo.

“Tem muitos políticos tradicionais que ainda acham que, somente encostando do lado da obra já estão eleitos. Mas existe um comportamento novo da sociedade, em que as pessoas não querem só obra de cimento não, as pessoas querem resolver o seu problema coletivo, mas às vezes querem resolver também a sua demanda pessoal. Por isso, aqui em Americana, para as pessoas que moram em áreas periféricas, em loteamentos de mutirão, em loteamentos construídos por entidades, COHAB, CDHU, somos a única cidade que distribuiu para cada morador a escritura de graça, ninguém paga nada aqui. As pessoas vão receber mais de 12 mil escrituras. Isso demonstra a sensibilidade social. Quem não tem sabe o que representa. E quem passou a ter sabe o que representa e sabe que ele pode dizer: agora eu tenho a minha documentação, eu moro no que é meu”, acrescentou Davi Ramos.

E completou: “Estamos resgatando a dignidade e a cidadania para as pessoas. Fazer moradia não é só erguer tijolo, é dar oportunidade da pessoa ter o documento definitivo. Sabemos que muitas pessoas que batalharam para fazer sua moradia em Americana, tiveram que botar sua família para erguer a sua casinha em lote de mutirão, essas pessoas deixaram uma parte de seu lazer para fazer a sua casa. Portanto, nada mais justo que nós entregarmos a documentação. Mas tem uma parcela da sociedade que acha que você não pode fazer a distribuição de renda. Então criamos um programa que concedeu o perdão da dívida da rede coletora de água, da rede de esgoto e do asfalto para essas famílias, são 48 bairros e 23 mil famílias beneficiadas com o perdão da dívida. Fizemos isso para as pessoas que não podiam pagar. Essa é a diferença: vamos para a rua e fazemos o debate com a sociedade. Não somos o político tradicional, buscamos a oportunidade para fazer a política social para o povo, que é a marca do PCdoB. Essa que é a grande diferença”, concluiu Davi Ramos.

Além de dirigentes estaduais do PCdoB como André Bezerra e Marcelo Cardia, participaram do ato de lançamento da candidatura a deputado estadual de Davi Ramos, em Americana (SP), representantes da Federação dos Químicos e da Federação dos Sindicatos dos Servidores do Estado de São Paulo; da Facesp – Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo; dos sindicatos dos Metalúrgicos e dos Servidores de Jaguariúna; dos Comerciários, Frentistas, Químicos, Servidores e Condutores de Americana, da Seaac e da Asta – Associação dos Sem-Teto de Americana; e também militantes das cidades de Pradópolis, Ilha Solteira, São Vicente, Praia Grande, Pedro de Toledo, Registro, Sete Barras, Piracicaba, Jaguariúna, Mogi Mirim, Mogi Guaçú, Estiva Gerbi, Araras, Rio das Pedras, Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Monte Mor, Santa Bárbara d’Oeste, Iracemápolis, Cordeirópolis, Santa Gertrudes, Engenheiro Coelho, Limeira, Capivari, Jales, Paulínia, São Paulo, Ribeirão Pires, Cosmópolis e Guarulhos.