Venezuela completa 100 anos de exploração petrolífera comercial

A indústria venezuelana de hidrocarbonetos comemora nesta sexta-feira (31), o início da exploração petrolífera comercial, marcada pela ativação do poço Zumaque-1, no campo Mene Grando, no estado de Zulia.

Empresa petrolífera venezuelana - Pátria Latina

Segundo a estatal Petróleos da Venezuela (Pdvsa), com uma profundidade de 135 metros, o Zumaque ratificou o potencial de um país que já em 1878 identificou a existência de petróleo no estado de Táchira, fronteira com a Colômbia.

A produção começou com um volume diário de 264 barris no poço Zumaque, perfurado pela Caribbean Petroleum Company, no morro “A Estrela”. O mais notável é o Zumaque ainda se manter ativo, com uma produção diária que oscila entre 18 e 20 barris de “ouro negro”.

Três anos depois, a mesma Caribbean Petroleum Co. assumiu a instalação da Refinaria San Lorenzo, com uma capacidade de oito mil barris diários de processamento, primeira de seu porte na Venezuela e uma das mais modernas da época.

A partir deste momento, o setor energético venezuelano evoluiu até converter o país no proprietário das maiores reservas testadas de petróleo bruto do planeta, com 298 bilhões e 353 milhões de barris.

Além disso, a Pdvsa está em quinto lugar entre as empresas de seu tipo, com 140 mil trabalhadores contratados. Também é a sexta do planeta pela capacidade de refinaria, que atinge aproximadamente 2,8 milhões de barris diários, dos quais 1,5 milhões são enviados ao exterior, e ocupa posição similar em produção de petróleo bruto.

Fonte: Prensa Latina