Plenária do Recife dá a largada para nova etapa da campanha comunista

 Uma festa onde a militância, os apoiadores, os amigos do PCdoB – Partido Comunista do Brasil foram as estrelas. Assim pode ser traduzida a plenária que as candidaturas de Marcelino Granja estadual (65100) e Luciana Santos federal (6510), com o apoio irrestrito do conjunto da legenda em Pernambuco, promoveram na noite desta segunda-feira (28), em uma casa de eventos do Recife.

 

Fotos: Diego Galba/Maturi Comunicação

Mais de 800 pessoas lotaram por mais de três horas o espaço para conversar com Marcelino, Luciana, Luciano Siqueira, Antonieta Trindade, Almir Fernando e Renildo Calheiros. Na plateia, representantes do movimento estudantil e de professores, lideranças comunitárias e moradores de vários bairros do Recife e de Olinda, no que Luciano Siqueira considerou "uma amostra do muito que nós poderemos ter nessa campanha".

Ao abrir o encontro, o vice-prefeito do Recife e dirigente estadual e nacional do partido, Luciano Siqueira, destacou o duplo sentido do encontro.

"A nossa intenção neste encontro é, ao mesmo tempo, em que se permite que Marcelino Granja e Luciana Santos possam dirigir a palavra a vocês e expressar de maneira concisa a dimensão dessa batalha, vamos expor o sentido da opção que nós fizemos no plano nacional, por decisão do 13º Congresso do PCdoB, realizado em novembro do ano passado. Nós nos mantemos na coalizão nacional que governa o país tendo à frente a presidenta Dilma Rousseff e aqui em Pernambuco nós optamos, em absoluta coerência com a linha política do partido e com a absoluta concordância com a direção nacional do partido, por marcharmos com Paulo Câmara, governador; e Fernando Bezerra Coelho, senador, ou seja, nos mantermos na Frente Popular de Pernambuco, como forma de darmos sequência, de maneira coerente, ao trabalho que nós já realizamos em plano nacional e aqui em Pernambuco nós defendemos o legado construído por Eduardo Campos em seus dois governos", afirmou Luciano.

Antonieta apresenta o plano de campanha

Em seguida, a presidenta do Comitê Municipal do PCdoB do Recife, Antonieta Trindade, apresentou, de forma resumida, o Plano de Campanha elaborado pela direção partidária. "É necessário socializar essa síntese do plano com vocês que vão nos ajudar nessa luta", enfatizou a dirigente comunista. Antonieta apresenta o plano de campanha. Foto: Diego Galba/Maturi Comunicação

Esperança concreta

Ao usar a palavra, Marcelino agradeceu as presenças, lembrando que daqui pra frente "são 70 dias de luta, são 70 dias para garantir uma grande vitória do povo brasileiro. Essa será a nossa vitória. Vitória do povo brasileiro pelas propostas que nós carregamos e os compromissos que nós temos com o nosso povo, com todos vocês". Ele destacou ainda a marca de sua campanha e do PCdoB. "É um discurso marcado pela esperança. Nós somos movidos pela esperança, mas não uma esperança vã de coisas que estão para acontecer que ninguém sabe quando, é a esperança concreta de algo que nós podemos conquistar pela nossa luta", disse.


Marcelino e Luciana receberam centenas de amigos

"Estamos aqui dando a largada para essa etapa de 70 dias até o dia 5 de outubro e é importante nós termos a dimensão da batalha, das metas que temos de estabelecer e, de fato, são 70 dias de um debate intenso de ideias, de um debate do país, de um debate sobre Pernambuco, de um debate sobre os brasileiros, sobre que país nós vamos ser a partir do dia 5 de outubro. Essa batalha eleitoral tem, portanto, esta dimensão, uma dimensão estratégica, uma dimensão que diz respeito a nossa vida, de cada um e de cada uma no dia seguinte. Porque nós vivemos em um ambiente em que a política é muito negada. É negada pelos meios de comunicação e por todas as forças políticas que querem fazer da política apenas um instrumento de barganha e de enriquecimento. Mas, nós que somos militantes, que temos uma causa, que acreditamos que o país tem jeito, que temos convicção de que Pernambuco tem jeito, que os municípios deste país podem se desenvolver, que as cidades podem ser mais humanas, nós agimos na política de maneira diferente.", afirmou Luciana ao se dirigir à plateia.

Usaram ainda a palavra, o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros; o vereador do PCdoB, Almir Fernando; o coordenador do Sinpro Pernambuco, Jackson Bezerra, e o líder comunitário Reginaldo, da comunidade Bola na Rede, do Recife. O evento contou com participação do presidente do Comitê Estadual do PCdoB de Pernambuco, Alanir Cardoso; do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, José Bertotti; do líder comunitário e membro do PCdoB, Eufrásio Elias; Irene Freire, do Movimento LGBT; e diversas lideranças populares do Recife e de Olinda.

PS: A íntegra dos discursos será publicada no decorrer desta semana.

Audicéa Rodrigues
Do Recife