Partido Comunista Francês exige fim da destruição de Gaza

O Partido Comunista Francês (PCF) exigiu nesta quinta-feira (31) à comunidade internacional uma ação enérgica para pôr fim aos bombardeios e as operações israelenses contra Gaza, onde morreram em três semanas mais de 1.300 palestinos.

Manifestantes do PC Francês em Nice

De acordo com a organização, o primeiro ministro sionista Benjamin Netanyahu anunciou recentemente "uma longa campanha militar", o qual equivale a uma ordem de destruir essa área e exterminar seus habitantes.

Em um comunicado publicado nesta sexta-feira, o PCF recordou que, segundo a Unicef, o fundo da ONU para a infância, 10 crianças morrem a cada dia em consequência dos ataques de Telavive contra o território palestino, seja nas praias, moradias, escolas ou áreas de jogos.

Os objetivos do governo israelense são claros: fazer impossível qualquer solução pacífica que passe por respeitar os direitos desse povo a sua soberania e dignidade, revela o documento,

O Partido Comunista Francês considerou como um primeiro passo, tímido e insuficiente, o chamado de Washington e da ONU a Netanhayu para um cessar fogo.

Até agora, assinalou, as pressões da comunidade internacional são demasiado débeis e balbuciantes para deter o massacre, apesar dos esforços diplomáticos de alguns países.

Desde 8 de julho o regime de Telavive iniciou bombardeios indiscriminados contra a Faixa de Gaza, os quais foram seguidos por incursões terrestres apoiadas por artilharia.

"A situação de urgência e horror que perduram em Gaza apela, não a simples declarações, senão a fazer respeitar o direito internacional, aplicar as resoluções da ONU e impor sanções econômicas e diplomáticas", precisou o PCF.

Os comunistas também chamaram o governo do presidente François Hollande a sair de seu mutismo e utilizar todos os meios com o fim de deter a destruição da faixa, entre eles o Tribunal Penal Internacional.

O Executivo, agregaram, deve suspender de imediato os acordos de associação e de cooperação, bilaterais e europeus, com Israel para criar condições encaminhadas a uma paz justa e duradoura no Oriente Médio.

Mais que proibir as manifestações de solidariedade com Palestina e criminalizar os militantes pela paz, Hollande e o primeiro ministro, Manuel Valls, devem escutar o clamor da população e se somar aos chamados de paz, indicou o PCF.

A organização política convidou a população a participar em uma marcha de apoio à população da Palestina no próximo sábado nesta capital.

Fonte: Prensa Latina