Argentina assume presidência pro tempore do Mercosul

A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, recebeu nesta terça-feira (29) a presidência pro tempore do Mercosul das mãos de seu homólogo da Venezuela, Nicolás Maduro, durante a reunião de cúpula do bloco que aconteceu na capital venezuelana, Caracas.

Nicolás Maduro e Cristina Kirshner - Assessoria da presidência da Argentina

Cristina agradeceu a Maduro e à Venezuela, ao mesmo tempo que traçou algumas diretrizes consideradas prioritárias para o futuro da região. Manifestou estar convencida de que o bloco está diante de uma nova etapa e é importante fortalecer os mercados internos dos países do Sul como um modo de enfrentar os problemas e melhorar a vida dos povos latinos.

Leia também: 
Cúpula do Mercosul manifesta solidariedade ao povo palestino
Mercosul reuniu-se na Venezuela para reforçar a integração regional


“Temos que terminar de completar nossas indústrias e buscar integrar nossas economias , para que a parte relativa a nós seja a de maior valor agregado para melhorar o trabalho, a remuneração e a distribuição”, afirmou.

Momentos antes da cerimônia de transferência da presidência, os chefes de Estado dos cinco países que compõem o bloco – Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela – aprovaram declarar como cidadãos ilustres desta aliança o líder venezuelano Hugo Chávez e o ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, explicou que o título reconhece a esses dois grandes líderes latino-americanos por seu trabalho em prol da integração regional. “Foram declarados líderes deste processo de unificação da América. Cidadãos do Mercosul”.

Segundo Maduro, a proposta foi feita pelo Fórum Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul e acolhida pelos chanceleres dos países na véspera, estes concordaram em levar à plenária que aconteceu na terça-feira.

Criado em março de 1991, o Mercosul é composto pela Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, tem como países associados a Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru, em condição de observadores estão Nova Zelândia e México.

Fonte: Prensa Latina