Manipulação ocidental sobre derrubada de Boeing é criticada

O mau jornalismo converteu-se em verdadeiramente perigoso, opinou nesta terça-feira (22) o jornalista Robert Parry, ao analisar tentativas de meios estadunidenses de culpar a Rússia pela derrubada do avião da Malaysia Airlines sobre território ucraniano.

Parte da fuselagem do Boeing da Malaysia Airlines

Em um artigo publicado no site Consortium news.com, Parry se pergunta o que captaram os satélites espiões estadunidenses sobre a Ucrânia no dia em que ocorreu a tragédia do avião civil da Malásia.

Com relação a esse problema destaca que os meios de comunicação estadunidenses tomam tranquilamente partido pelo governo de Kiev e se apressam em culpar os grupos rebeldes independentistas e o presidente Vladimir Putin.

É difícil achar que os satélites do Pentágono não possam mostrar imagens sobre o deslocamento dos grandes sistemas antiaéreos Buk da Rússia a Ucrânia e depois em sentido contrário, ressalta o texto.

Perry põe em dúvida um relatório publicado por grandes meios estadunidenses como The Washington Post, que não exige detalhes de suas fontes no governo, em especial imagens obtidas por satélites para corroborar suas afirmações.

Cita o caso dos jornalistas Michael Birnbaum e Karen De Young que, a partir de Kiev, afirmavam que os Estados Unidos confirmavam que a Rússia forneceu sofisticados lança-mísseis aos independentistas no leste da Ucrânia, e que após a derrubada do avião malaio tentaram levá-lo novamente para o território russo.

Parry faz duras críticas contra os meios de imprensa pela utilização de relatórios sem confirmação ou simplesmente propaganda em seu afã de reviver a época da chamada guerra fria.

Ele acrescenta que os que promovem a campanha contra a Rússia não mostram as supostas imagens de satélite da bateria de mísseis que teria lançado o míssil fatídico, ainda que a bateria pareça estar sob o controle das tropas do governo da Ucrânia, aponta.

Sublinha que em lugar de pressionar para ter este tipo de detalhe, a grande imprensa estadunidense simplesmente centrou seus comentários em levar aos leitores a ideia de que o governo da Ucrânia e o Departamento de Estado de que os supostos foguetes usados são de fabricação russa.

Afirma que isto é uma manipulação enganosa no melhor dos casos e claramente desenvolvida para influenciar os estadunidenses mal informados sugerindo que os russos devem estar envolvidos na derrubada do avião.

Destaca Parry que os leitores estadunidenses enfrentaram nos últimos dias a publicação dos mais inflamatórios artigos baseados em fontes pouco convincentes do governo ucraniano e no Departamento de Estado.

No passado recente, sublinha, este tipo de jornalismo estadunidense descuidado conduziu a matança em massa no Iraque, contribuiu para as guerras estadunidenses contra a Síria e o Irã e pode levar o mundo, adverte, a um momento muito perigoso.

Fonte: Prensa Latina