Paraguai e Uruguai formam aliança estratégica para melhorar comércio

Paraguai e Uruguai pronunciaram-se por uma aliança estratégica dos dois países para melhoria das condições do comércio recíproco e sua diversificação, segundo divulgado neste domingo (20) pela Prensa Latina.

Horácio Cartes e José Mujica

Uma declaração conjunta subscrita pelos presidentes Horácio Cartes e José Mujica, ao final da visita oficial a Assunção deste último, destacou que esse entendimento permitirá um maior acesso de produtos não tradicionais e propiciará o estabelecimento de correntes produtivas.

Os dois Presidentes destacaram o alto nível atingido nas relações bilaterais e ratificaram a vontade de seus governos de aprofundá-las em todos os âmbitos, sobre a base de interesses comuns, a complementaridade e a reciprocidade.

Ponto importante durante a visita foi a assinatura pelos presidentes dos Memorandos de Entendimento para criar um grupo de alto nível a fim de estabelecer um Plano de Ação para o Desenvolvimento Sustentável e a Integração Conjunta.

Esse grupo estará focado principalmente nas áreas de livre circulação de pessoas, complementação e integração produtiva, infraestrutura, educação, cultura e turismo e intercâmbio de informação para posicionamento em organismos regionais.

As autoridades competentes dos dois Estados implementarão medidas efetivas para otimizar o trânsito de mercadorias paraguaias pelo porto de Montevidéu e destacaram a importância da otimização dos Depósitos Francos paraguaios.

Representantes do setor privado do Paraguai visitarão essas instalações para verificar o estado da infraestrutura e iniciar o estudo de implementação de zonas de amarre e piers, o local da futura localização do Puerto de Aguas Profundas de Rocha..

Como resultado das deliberações também se reiterou a importância outorgada à Hidrovia Paraguai-Paraná como fator de suma transcendência para a integração física e econômica dos países da Bacia do Prata.

Paraguai e Uruguai confirmaram o respeito ao princípio da livre navegação dos rios e coincidiram em promover a cooperação e integração energética.

O pronunciamento dos presidentes, que resume a breve visita de Mujica a Paraguai incluiu a reiteração da importância em promover e impulsionar ações e políticas orientadas ao exercício do princípio de soberania permanente sobre os recursos naturais e estratégicos.

Eles pretendem estabelecer em breve as condições técnicas e comerciais para a concretização da venda de energia paraguaia a Uruguai, propuseram os presidentes e destacaram a importância de manter e aprofundar a consolidação da unidade regional e processos de integração.

Neste último assunto a referência foi direta a favor das instâncias de Mercosul, Unasur e Celac.

Fonte: Prensa Latina