Nicarágua comemora 35 anos da Revolução com avanços sociais

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, falou sobre os avanços e desafios do país, durante o ato de comemoração do 35º aniversário do triunfo da Revolução sandinista, em 19 de julho de 1979.

Perante uma multidão de nicaraguenses e representantes de várias nações, o mandatário destacou em discurso pronunciado na Praça da Fé, na capital Manágua, os avanços do país no combate à pobreza, à extrema pobreza e à desnutrição, durante os últimos sete anos.

Ortega enfatizou ainda o progresso na saúde e na educação, na construção de estradas, nas políticas produtivas, nos direitos da juventude, no protagonismo do povo e sobretudo na prática da solidariedade. E advertiu que ainda há muito a fazer
Ainda existem algumas regiões com analfabetismo, sobretudo na montanha, e temos que ir a esses lugares e terminar de alfabetizar, exemplificou o chefe de Estado.

Em outro momento de sua intervenção, ao fazer referência ao triunfo da Revolução sandinista, recordou que o povo desse país centro-americano conseguiu expulsar o representante dos Estados Unidos na Nicarágua, o ditador Anastácio Somoza.

O povo organizado nas diferentes frentes de guerra, a insurreição nas cidades e a juventude levantando a bandeira rubro-negra da Frente Sandinista para defender e salvar e libertar das cadeias a bandeira alvi-azul da pátria, ressaltou.

Em 1979, o governo ditatorial de Anastácio Somoza, o último dessa família que ocupou o poder, foi derrocado por um movimento insurrecional, encabeçado pela Frente Sandinista de Libertação Nacional.

Prensa Latina