Congresso de socialistas venezuelanos fortalecerá batalha de ideias

O 3º Congresso do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), principal força política do país, está chamado a converter-se em um espaço para a batalha de ideias, afirmou Blanca Eekhout, membro da direção nacional dessa organização.

A reunião, que ocorre de 26 a 29 de julho, tem entre seus objetivos fortalecer o avanço para o socialismo e a consolidação da Revolução Bolivariana, afirmou.

Em declarações publicadas na sexta-feira (18) pelo jornal Ciudad Caracas, a também segunda vice-presidenta da Assembleia Nacional ressaltou que o PSUV deve ser convertido em um instrumento real para as lutas do povo.

Além disso, declarou que o Congresso é um palco de ideias, onde os delegados levarão as conclusões surgidas do debate nas Unidades Bolívar-Chávez (instâncias de base) em todo o país.

Eekhout revelou que a direção da organização recebeu mais de 8.300 conclusões das assembleias realizadas nas últimas semanas para a análise de diversos documentos relacionados com o partido.

E também existem outras cerca de 13.400 propostas formuladas para melhorar o gerenciamento do Governo.

Na fase final, prévia ao evento partidário, espera-se que neste domingo (20) a militância escolha nas urnas 537 delegados de uma relação de 5.156 candidatos em todo o território nacional.

Um total de 1.932 centros com 8.834 mesas de votação ficarão habilitados para cumprir esta etapa, declarou.

Além disso, o congresso contará com 436 delegados diretos, entre eles governadores, prefeitos, deputados e dirigentes da organização socialista.

Prensa Latina