Plenária de movimentos sociais vai discutir apoio aos palestinos

A Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz) reúne os movimentos sociais da Bahia, em uma plenária, na próxima quarta-feira (23/7), em Salvador, para discutir os conflitos entre israelenses e palestinos, na Faixa de Gaza. O objetivo do encontro é aprovar uma agenda coletiva de ações em solidariedade ao povo palestino.

A ofensiva de Israel contra a Faixa de Gaza – território palestino – tem sido considerada um massacre porque, em pouco mais de 10 dias, já deixa mais de 200 mortos, a maioria civis, incluindo crianças. Com maior potencial bélico, Israel estaria recebendo apoio de potências ocidentais, como os Estados Unidos.

“Na oportunidade, devemos aprovar uma série de encaminhamentos, como um ato em defesa da Palestina e a discussão sobre a formação de um Comitê de Solidariedade aos Povos Árabes, que teria a função de organizar de forma permanente a luta em solidariedade aos países da região”, informou Caio Botelho, integrante do Centro.

A plenária dos movimentos baianos será às18h30, no Sindicato dos Bancários da Bahia, localizado nas Mercês. Além dos movimentos sociais, partidos políticos, sindicatos, entidades estudantis e organizações comprometidas com a causa também são esperadas.

Conflito

Os conflitos entre Israel e a Palestina são históricos e motivados pela disputa de território. As tensões na Faixa de Gaza foram agravadas com a criação do Estado de Israel, na década de 1940, e, depois, com a Guerra dos Seis Dias, na década de 1960, que foi vencida pelos israelenses.

O embate se prolonga muito por conta da resistência dos sionistas, que formam um grupo extremista e fundamentalista israelense. Baseados no Antigo Testamento da Bíblia, eles acreditam que a legitimidade da ocupação das terras pelos judeus é inquestionável.

Além de oferecer solidariedade aos palestionos, a Cebrapaz defende, ainda, a punição das autoridades que comandam a ofensiva.

De Salvador,
Erikson Walla