ONU pede investigação independente e exaustiva sobre avião malaio

O Conselho de Segurança da ONU pediu hoje uma investigação internacional independente, completa e exaustiva para determinar as causas da queda sobre Ucrânia de um avião malásio com 295 pessoas a bordo.

Destroços do avião

Um comunicado do órgão executivo da organização internacional, aprovado por consenso, instou as partes a garantir o acesso dos investigadores ao lugar.

O Conselho de Segurança, neste mês presidido pela Rwanda, analisou em caráter emergencial a tragédia do avião que foi derrubado no leste Ucrânia.

Nessa quinta-feira, o presidente russo Vladimir Putin responsabilizou a Ucrânia pela catástrofe do Boeing 777 da Malasian Airlines, que caiu na região de Donetsk enquanto cobria a rota de Amsterdã (Holanda) a Kuala Lumpur, capital malásia, com 280 passageiros e 15 tripulantes.

Por outra parte, meios de imprensa abordam nesta sexta-feira um suposto relatório da inteligência estadunidense sugerindo que provavelmente grupos de resistência na Ucrânia derrubaram a nave, ainda que não existe confirmação de Washington a respeito.

Fonte: Prensa Latina