Rafael Busato quer enfrentar as barreiras que conheceu como atleta

Conheça mais a história de luta e as propostas de tranformação que Rafael Busato quer implantar para o estado de São Paulo

Rafael Busato, 33 anos, é de São Vicente, já foi atleta profissional, algo desvalorizado no Brasil, mas o gosto pelo esporte o levou a trabalhar também no ramo de eventos e hotelaria. Entre treinos e competições encontrou algo que também lhe dava bastante prazer: compartilhar seu conhecimento para ajudar jovens a ingressar no mercado de trabalho.

Seu interesse pela área social surgiu em 2006, como professor voluntário de remo olímpico em um projeto estadual voltado às comunidades de periferias. Entretanto, via que o projeto não atendia as necessidades mínimas para que as crianças pudessem ser atletas de ponta com potencial para competir.

Rafael, sabe por experiência, que o esporte no Brasil é tratado com descaso pelo poder público. Por essa questão, resolveu ele mesmo criar projetos na área. Hoje luta por maior investimento em infraestrutura e na valorização do atleta.

Na época em que competia, sentia falta de apoio do governo, pois tinha que trabalhar como garçom para ajudar a família e cobrir gastos com as competições, o que o impedia de se dedicar 100% aos treinamentos. Depois de 13 anos no ramo hoteleiro, resolveu se dedicar novamente à inserção do jovem no mercado de trabalho, motivo de sua candidatura.