Lula Morais alerta para discurso de candidatos e elevações de renda

Durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quarta-feira (16/07), o deputado estadual Lula Morais (PCdoB) alertou os eleitores a estarem atentos ao que os candidatos, sobretudo a presidente Dilma Rousseff, têm a divulgar durante a campanha eleitoral brasileira. “Aqueles que fazem parte da oposição costumam mais atacar do que propor, mas é importante nós decodificarmos ao povo”, justificou.

Segundo ele, os que fazem oposição ao Governo Federal vão defender a necessidade de tomar medidas austeras e reclamar que houve grande aumento do salário nos últimos anos e o cidadão precisa estar atento a isso. “O que eles estão falando em relação a isso? Que irão tomar medidas para que o salário não continue a ter ajustes reais, isso são as medidas austeras. E nós não podemos deixar de alertar você eleitor que precisa estar bem informado e antenado”, recomendou.

Lula Morais enalteceu a política de recuperação da renda do trabalhador implantada no Governo Lula e que permanece na atual gestão, salientando que o processo de reajuste do salário mínimo garantiu aumento real aos trabalhadores. “Foi uma conquista para defesa dos salários, defesa do trabalhador”, elogiou, defendendo a manutenção da valorização do salário, pois ao garantir o reajuste se contribuindo também para o aumento no poder de compra.

O deputado disse que para o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos socioeconômicos (Dieese), o salário mínimo ideal deveria ser de aproximadamente R$ 2.800,00, “para garantir o lazer, o acesso à cultura e a bens básicos para a família do trabalhador”.

Conforme o parlamentar, é proposta do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) prorrogar a vigência da lei que instituiu a política nacional de valorização do salário mínimo, válida até 2015, para 2019. “Essa conquista do salário mínimo precisa ser entendida e garantida”, defendeu

Lula Morais recordou que o salário foi uma luta da classe trabalhadora ainda na década de 40, na Era Vargas, “garantindo aquilo que seria minimamente necessário para sobrevivência do trabalhador”. Segundo ele, líderes sindicais lutavam nas décadas de 80 e 90 para que o salário fosse equivalente a 100 dólares. “Veja como muito se avançou em relação a isso. Na época de Fernando Henrique Cardoso, o salário era de 60 a 70 dólares e hoje chega a 334 dólares. Lutávamos para alcançar 100. Então esse avanço não pode ser colocado em dúvida, temos que garanti-lo”, enfatizou.

Em aparte, o deputado Fernando Hugo (SD) ressaltou a luta do senador Inácio Arruda, “que tem externado em manifestações ‘plenariais’ para que soltem a rédea para o crescimento, que faria com que mais e mais a produção gerasse melhoria de salário mínimo para quem trabalha, produz, ou gera a renda familiar”. O parlamentar ressaltou, no entanto, que foi no Governo Itamar Franco que se deu a estabilidade da economia através do Plano Real, “desacreditado por todas as forças de esquerda”, pontuou.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa