Aviação russa suspeita que alvo era avião de Putin

Uma fonte não identificada da Rosaviatsia (Aviação Russa), a agência que controla e regula o sistema aéreo da Rússia, disse nesta quinta-feira (17) à agência de notícias Interfax que o avião da Malaysia Airlines que foi abatido por um míssil foi confundido como sendo o avião presidencial russo, um Ilyushin-96.

Destroços do avião

"Quem abateu o Boeing 777 da Malaysia Airlines, poderia ter como alvo um atentado contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, informa a agência russa.

“Posso dizer que o avião do presidente russo e o Boeing malaio intersectaram-se no mesmo ponto e no mesmo nível de voo, mas em momentos diferentes. Isso aconteceu perto de Varsóvia no nível de voo 330 numa altitude de 10.100 metros. O avião do Vladimir Putin estava lá às 16h21, hora de Moscou, o avião malaio às 15h44, hora de Moscou”, disse uma fonte na agência Rosaviatsia.

A fonte sublinhou que “contornos dos aviões são parecidos, assim como as dimensões. Quanto às cores, numa distância tão grande são quase idênticas”.

Condolências

O presidente russo, Vladimir Putin, informou seu homólogo norte-americano, Barack Obama, sobre a queda da aeronave civil da Malaysia Airlines na Ucrânia, segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa do Kremlin.

Além disso, Putin expressou suas condolências ao primeiro-ministro da Malásia, Najib Tun Razak, em conexão com o acidente, que resultou em inúmeras mortes.

O presidente russo pediu para transmitir suas mais sinceras palavras de simpatia e apoio às famílias e amigos das vítimas.

O avião presidencial russo (acima) e um Boeing 777 da Malaysia Airlines


Destroços

Unidades da milícia da auto-proclamada República Popular de Donetsk chegaram ao lugar onde caíram os destroços principais do Boeing 777 da Malaysia Airlines.

Segundo a agência russa de notícias Interfax, o vice-premiê Andrei Purgin declarou que os milicianos encontraram dezenas de corpos pelo local, inclusive de várias crianças.

"Unidades da milícia já estão no local. Elas encontraram que há muito mortos, inclusive crianças", segundo declarou Purgin à Interfax. Segundo dados preliminares entre as vítimas há 80 crianças e 23 cidadãos dos EUA.

O premiê da República Popular de Donetsk, Alexander Borodái, anunciou que as autodefesas estão dispostas a declarar uma trégua de 3 dias com Kiev para que se possa fazer uma investigação do acidente com o avião malaio.

A tragédia de Boeing 777 foi uma provocação de militares ucranianos, considerou o primeiro-ministro da República Popular de Donetsk Alexander Borodai. De acordo com ele, os milicianos não dispõem de armamentos de defesa antimíssil para abater um avião numa altitude de 10 mil metros.

Ele observou que o avião foi abatido por meio de mísseis Buk. O sistema de mísseis antiaéreos Buk se destina à defesa aérea de tropas e instalações. O complexo é capaz de atingir alvos a altitudes de até 25 quilômetros.

O avião estava voando a uma altitude de 10 mil metros sobre o território da Ucrânia, dentro do corredor internacional.

O presidente da União Federal dos Controladores de Tráfego Aéreo, Serguei Kovalev, tinha anunciado a proibição de sobrevoar o território da região de Donetsk devido aos combates.

De acordo com os dados mais recentes no acidente morreram 300 pessoas, 285 passageiros e 15 tripulantes. Anteriormente relataram 285 mortos.

As brigadas de serviços para situações de emergência continuam trabalhando no local.

ONU demonstra consternação

Conforme declarou o porta-voz da organização mundial, Farhan Hak, respondendo a uma pergunta de um jornalista da Itar-Tass, a ONU não tem informações detalhadas sobre o que aconteceu.

"Esta é uma tragédia, e todos os nossos pensamentos estão com o destino dos passageiros, da tripulação e de suas famílias", disse ele.

Do Portal Vermelho, com informações da Russia Today e Voz da Rússia