Agricultores se manifestam em defesa de habitação no Rio Grande do Sul

A Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (Coohaf) da Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul), filiada à CTB, promove nesta quinta e sexta-feira (17 e 18), nos municípios de Passo Fundo, Santa Maria, Caxias do Sul, Pelotas e Porto Alegre diversas mobilizações. O motivo é a falta de repasse de recursos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) para aproximadamente 3 mil casas, entre novas e reformas.

habitação rural - Reprodução

Nas mesmas datas, em Brasília, acontecerá uma oficina do Programa Minha Casa, Minha Vida com ministérios, instituições financeiras e entidades que trabalham habitação. O presidente da Coohaf, Juarez da Rosa Cândido, conta que, com a Contag, acredita que poderá discutir a regularização do pagamento aos fornecedores e a autorização para 1.000 novas contratações com recursos já negociados via Contag, e outras 2 mil reformas, que estão sem qualquer previsão.

Juarez conta que o atraso é no pagamento de fornecedores de material de construção de obras em andamento e contratações de casas novas e reformas, que estão paralisados desde janeiro deste ano. Ele enfatiza que já é a terceira vez que o governo federal suspende o pagamento aos fornecedores. O primeiro foi em janeiro, o segundo em março e o terceiro em junho. “Isso nos preocupa, pois coloca em risco a credibilidade do Minha Casa, Minha Vida, e assim vamos mobilizar para buscar a regularidade do programa”, justifica.

Fonte: CTB